Home Tênis 379 atletas de 13 países participam, em Itajaí, da 10ª Copa Santa Catarina Internacional de Tênis

379 atletas de 13 países participam, em Itajaí, da 10ª Copa Santa Catarina Internacional de Tênis

Competição larga com as disputas do qualifying neste sábado e domingo e a chave principal que começa na segunda-feira (8) e no domingo (14). Na categoria principal, destaque para a presença da paranaense Maria Mauad, filha do craque do futebol, Alex, que brilhou no Cruzeiro, Palmeiras, Flamengo, Fenerbache e jogou pela Seleção Brasileira. A jovem de apenas 14 anos passou o quali de torneio em Salvador (BA) e somou seus primeiros pontos no ranking mundial caindo nas oitavas de final diante de favorita

por Redação
0

A partir deste sábado (6) 379 atletas de 23 países vão lotar as quadras do Itamirim Clube de Campo, em Itajaí, para a disputa da 10ª edição da Copa Santa Catarina Internacional de Tênis, torneio que vem se tornando tradicional no calendário da cidade catarinense e conta pontos para o ranking mundial juvenil da ITF, a Federação Internacional de Tênis, até 18 anos.

A competição larga com as disputas do qualifying neste sábado e domingo e a chave principal que começa na segunda-feira (8) e no domingo (14). Na categoria principal, destaque para a presença da paranaense Maria Mauad, filha do craque do futebol, Alex, que brilhou no Cruzeiro, Palmeiras, Flamengo, Fenerbache e jogou pela Seleção Brasileira. A jovem de apenas 14 anos passou o quali de torneio em Salvador (BA) e somou seus primeiros pontos no ranking mundial caindo nas oitavas de final diante de favorita.

“A campanha na Bahia foi muito boa, me animou muito para seguir treinando firme para a disputa do torneio em Itajaí. Vou com tudo buscar a vaga na chave”, disse a tenista.

O primeiro fim de semana terá as disputas repletas do qualifying das categorias 16 e 14 anos que valem pontos para o ranking Sul-Americano do Cosat. No fi, de semana será jogado o Tennis Kids nas disputas até 10 anos. A partir do dia 9 será disputado o torneio de 12 anos com pontos para o ranking da Confederação Brasileira de Tênis

Ano passado o título do masculino ficou com Natan Rodrigues, que tinha 15 anos e erguia sua maior conquista. Hoje ele ocupa o 61º lugar no ranking mundial e foi títular do time brasileiro que disputa o Mundial de 16 anos, a Copa Davis juvenil, no fim de setembro, em Budapeste, na Hungria. No feminino a campeã foi Jaedan Brown, dos Estados Unidos.

Duas atletas que estiveram no Mundial no feminino pelo Brasil estão entre os destaques, a goiana Nalanda Silva, oriunda de projeto social em Minaçu (GO), número dois do ranking Sul-Americano até 16 anos, e a também goiana Lorena Cardoso.

O torneio tem por tradição revelar grandes talentos. O primeiro campeão, na edição 2009, foi Thiago Monteiro, atual número 1 do país que já figurou no top 80 do mundo e derrotou nomes como Jo-Wilfried Tsonga quando era top 10 mundial. Em 2013 o mineiro João Menezes levantou o troféu e hoje ocupa um lugar entre os 300 melhores do mundo e quarto melhor do país no profissional. Vencedora em 2014, Thaísa Pedretti hoje está entre as cinco melhores do país no profissional e Marcelo Zormann, vencedor em 2012, levantou o título de Wimbledon nas duplas juvenil, o evento com maior prestígio do tênis.

O torneio terá atletas de pelo menos 13 países. São jogadores do Brasil, Peru, Finlândia, Grã-Bretanha, Colômbia, Argentina, Paraguai, Estados Unidos, Índia, Uruguai, Chile, Itália e Holanda.

Santa Catarina virá com grande número de atletas em busca de títulos e boas campanhas em todas as categorias, em especial os atletas de Itajaí: “Esse ano o nosso destaque é a quantidade de jogadores da ADK TENNIS que irão participar do evento, cerca de 30, e dentro da nossa nova perspectiva em trabalhar bastante na formação de jovens jogadores este é um número muito bom”, apontou Luiz Peniza, técnico da equipe sediada no Itamirim Clube de Campo.

Todos os Campeões:

2017 – Natan Rodrigues (BRA) / Jaedan Brown (EUA)

2016 – Matheus Pucinelli (BRA) / Vitoria Okuyama (BRA)

2015 – Lucas Koelle (BRA) / Anastasia Imachkine (PER)

2014 – Igor Marcondes (BRA) / Thaísa Pedretti (BRA)

2013 – João Menezes (BRA) / Isabella Camargo (BRA)

2012 – Marcelo Zormann (BRA) / Jazzi Plews (GBR)

2011 – Pedro Dumont (BRA) / Eduarda Santos (BRA)

2010 – Bruno Sant´Anna (BRA) / Raffaela Miiller (BRA)

2009 – Thiago Monteiro (BRA) / Catalina Pella (ARG)

A 10ª Copa Santarina Internacional de Tênis tem o patrocínio da Taroii, Heusi, Correios e Grupo Promenac Camvel. O evento conta com o apoio das Águas Santa Rita, Peugeot, Compañion, Mormaii, Vivano Sports, Hotel Vitória e FMEL Itajaí. O evento é uma realização da Federação Catarinense de Tênis e do Itamirim Clube de Campo e conta com a organização ADK Tennis. A competição tem a chancela da Confederação Brasileira de Tênis contando com a supervisão da Federação Internacional de Tênis e da Confederação Sul-Americana de Tênis.