Após fim de projeto de rendimento no Guarani, pais se unem e criam nova associação para não desamparar jovens atletas da modalidade

Após o fim do projeto no Guarani, pais criam nova associação para manter vivo o sonho dos jovens atletas!

por João Paulo Silva
0

Após o encerramento da escola de futsal de rendimento do Clube Guarani, uma nova esperança surgiu para o futsal de base em Brusque. Graças ao esforço dos pais dos atletas, que se mobilizaram para buscar patrocínios e estruturar um novo projeto, nasce agora a Associação Brusque Futsal Base. A nova iniciativa, que começou a ser organizada em janeiro, já está consolidada e inicia sua trajetória oficialmente numa competição neste mês de março.
O técnico José Carlos Torresani, o Zé Carlos, que esteve à frente do projeto do Guarani por 15 anos, e agora assume o Brusque Futsal Base, destaca o empenho da comissão de pais na viabilização do novo projeto. “Esse projeto surgiu com a ideia dos pais que estavam com a gente no Guarani. Eles organizaram tudo e iniciamos os treinamentos em janeiro. Agora, em março, o projeto já está andando muito bem. A aceitação foi excelente, até pelo histórico do antigo Guarani, o que facilitou a busca por recursos”, explica.
Um novo modelo de trabalho
Uma das principais diferenças do Brusque Futsal Base em relação ao antigo projeto do Guarani é a abrangência. Antes, havia restrições quanto à participação de atletas que não fossem sócios do clube. Agora, o novo projeto é aberto ao público em geral. “No Guarani, tínhamos essa dificuldade por conta da exigência de associação. No Brusque Futsal, isso não existe mais. A única limitação neste primeiro momento é que o foco será exclusivamente no rendimento e na competição, sem um trabalho social ou de iniciação”, esclarece Zé Carlos.
A avaliação para entrada no projeto é aberta a todos os meninos interessados, mas devido ao início da estruturação, as vagas são limitadas. “Estamos muito contentes com esse começo e vislumbramos um futuro muito promissor, justamente porque agora temos liberdade para convidar qualquer criança a participar”, pontua o técnico.
Estrutura e categorias
Para o primeiro ano de atividades, a comissão de pais definiu que o Brusque Futsal Base contará com quatro categorias: Sub-9, Sub-10, Sub-11 e Sub-12. A tendência é que, nos próximos anos, novas faixas etárias sejam incorporadas ao projeto.
Os treinamentos acontecem no ginásio do Colégio Cultura, onde foi firmada uma parceria com a direção da instituição. “Nossa casa hoje é o Cultura, onde treinamos duas vezes por semana, às segundas e quartas. Também estamos negociando com a Fundação Municipal de Esportes um dia extra para os treinos”, detalha o técnico.

O futuro do projeto
O Brusque Futsal Base nasceu da luta dos pais para manter vivo o sonho de seus filhos no esporte. Agora, com a estruturação consolidada, o objetivo é crescer e ampliar ainda mais sua atuação. “No Guarani, não conseguimos trabalhar com categorias maiores, mas agora, com esse novo projeto, vejo muita possibilidade de expansão. Quem sabe, em um futuro não muito distante, possamos até desenvolver um time adulto para representar Brusque”, projeta Zé Carlos.
Após um período de incertezas, a retomada do futsal de base em Brusque é motivo de celebração. “Terminamos o ano passado sem saber o que seria do projeto, mas agora estamos muito confiantes. Com esse início sólido e bem estruturado, acredito que logo estaremos disputando novamente o Estadual, que é o nosso grande objetivo”, finaliza o treinador.

Calendário de competições
O Brusque Futsal Base manterá praticamente o mesmo calendário de competições que o Guarani disputava. A única exceção, neste primeiro momento, será o Campeonato Estadual, devido ao alto nível técnico e aos custos envolvidos. No entanto, o objetivo futuro é retornar a essa competição.
A estreia oficial da equipe será no dia 16 de março, na Arena Brusque, pela 23ª edição da Copa Catarinense, torneio no qual o antigo Guarani já possuía tradição. “Graças a uma parceria com a Super Esportes 10, que organiza o torneio, conseguimos trazer essa primeira etapa para Brusque. Isso motiva ainda mais pais e atletas para o início da temporada”, celebra Zé Carlos.
Jogos do Brusque Futsal na Copa Catarinense
Domingo (16/03) – Arena Brusque
Sub-9
09h – Brusque Futsal x Pulga Futsal
11h40 – Brusque Futsal x Futsal Rio do Sul
Sub-10
09h40 – Brusque Futsal x Pulga Futsal
12h20 – Brusque Futsal x X20 Futsal Academy
Sub-11
13h – Brusque Futsal x Pulga Futsal
17h – Brusque Futsal x Futsal Rio do Sul
Sub-12
13h40 – Brusque Futsal x Pulga Futsal
17h40 – Brusque Futsal x Futsal Rio do Sul