Pista rápida e técnica é aprovada por pilotos experientes na XXXI Fenajeep

Jeeps, gaiolas e UTVs voaram baixo nesta quinta-feira, na estreia das provas indoor pela Festa Nacional do Jeep

por Redação
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O ronco dos motores e a fumaça de poeira anunciavam: está aberta a competição indoor na pista da XXXI Festa Nacional do Jeep (Fenajeep). Jeeps, gaiolas e UTVs voaram baixo, desde a manhã desta quinta-feira, 19 de junho. As disputas seguem até o domingo e vence quem alcançar o melhor tempo.

O maior evento off-road da América Latina tem um estreante no comando das provas indoor: Vinícius Ullrich, 32 anos. Apesar da nova responsabilidade, o diretor cresceu em meio à Fenajeep, tendo os pais, Rosemari e Vilimar, como sócios-fundadores do Brusque Jeep Clube e o irmão, Luiz Gustavo, como atual presidente da entidade.

“A Fenajeep faz parte da minha história de vida, pois meus pais estiveram à frente desta organização por vários anos e eu quero continuar esse legado. Entrei na comissão para ajudar no que fosse preciso e, no ano passado, auxiliei na direção de pista. Agora, sinto que o preparo é diário, sempre ouvindo o conselho dos mais experientes e buscando melhorar sempre”, afirma.

Vinicius conhece bem os protagonistas do evento: pilotos de alto nível, vindo de diversos estados do Brasil. “Para eles, preparamos uma pista rápida e bastante técnica, na qual cada milésimo de segundo conta para fazer uma boa volta. Acelerar na hora e na medida certa fará toda a diferença”, recomenda.


Nesta edição, a pista está um pouco diferente. Houve uma solicitação por parte dos organizadores de campeonatos para baixar um pouco a altura dos paredões, ou seja, eles estarão menores do que nos anos anteriores. “Alteramos também a última curva, próxima da linha de chegada. O objetivo foi aumentar um pouco a reta e diminuir acidentes e danos aos equipamentos de cronometragem. Estas adequações levaram cerca de uma semana para serem executadas, mas foram feitas há mais de um mês, dando tempo para a pista hidratar e se assentar. Outra novidade é a iluminação, agora 100% feita com painéis de LED”, conta Vinícius.

De acordo com o diretor de provas, a expectativa até domingo é por disputas emocionantes. “As equipes estão cada vez mais profissionais, investindo muito na preparação dos carros e no treinamento dos pilotos. Por aqui, a nossa prioridade é a segurança de todos, sejam pilotos, equipe de trabalho e o público que prestigia”, reforça.Traçado técnico e seguro
Os primeiros a encarar a nova configuração da pista indoor aprovaram as mudanças implementadas pela organização da Fenajeep. Pilotos experientes e novatos destacaram o equilíbrio entre técnica, velocidade e segurança. João Paulo Stertz, de 37 anos, natural de Saudades (SC), participa da Fenajeep pela sexta vez, competindo na categoria gaiola aspirado. Para ele, a pista deste ano está ainda melhor.

“Está muito boa, segura. Deram uma mexida em relação ao ano passado e ficou excelente. Baixaram alguns paredões e elevaram outros, tudo pensando na segurança do público, dos profissionais e dos pilotos. A curva final também foi aberta um pouco mais para evitar capotagens”, observa.

Com o carro preparado ao longo de três anos, Stertz vê na Fenajeep um desafio único. “É um evento totalmente diferente, reúne competidores de vários estados. A Fenajeep é como a Copa do Mundo do off-road”, afirma. Já para Ezequiel Oséias Ronconi, de 41 anos, empresário de São Lourenço do Oeste (SC), esta é a primeira participação como piloto no evento, também na categoria aspirado. Ele já compete em outros campeonatos, como a Copa Sul Brasil e a Copa Oeste, mas destaca as diferenças do traçado brusquense.

“Aqui é muito melhor. A pista é menos barrosa, mais compactada. É diferente do que estamos acostumados e isso exige adaptação. Sempre foi um sonho estar aqui, participei de outras edições como espectador e, este ano, realizar esse desejo como piloto é muito especial. Para mim, a pista está aprovada 100%”, relata.

Veterano de Fenajeep, o mecânico Richard Marques Ferreira, o Careca, tem 55 anos e veio de Bauru (SP). Ele não perde uma edição do evento há 21 anos e, mais uma vez, compete na categoria gaiola aspirado.
“A pista está muito legal, o traçado está gostoso de andar, desafiador e prazeroso. A segurança é sempre o mais importante, e esse ano dá para sentir que está tudo mais bem pensado nesse aspecto. Mais uma vez, está aprovada”, garante.