Lama e adrenalina: Fenajeep mostra por que é a maior da América Latina

Com inscrições de pilotos encerradas em menos de 24 horas, XXXI Festa Nacional do Jeep acelerou motores e corações

por Rafael Alves
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Durante cinco dias, Brusque foi mais do que uma cidade: virou terreno sagrado para quem tem a lama como pista favorita. A XXXI Festa Nacional do Jeep (Fenajeep) chegou ao fim neste domingo (22) atraindo centenas de pilotos, um público apaixonado por aventura, empresários do setor e grandes nomes do universo 4×4. Celebrando a força, a técnica e o espírito de amizade dentro e fora das pistas, a festa mais uma vez se consolida como o maior evento off-road da América Latina.

Para o presidente da Comissão Organizadora da XXXI Fenajeep, Luiz Gustavo Ullrich, o sentimento é de realização. “Durante o evento as pessoas vibraram muito com a performance dos pilotos, na pista indoor e no desafio. A nossa avaliação é bastante positiva, sobretudo pelo retorno que estamos recebendo. Os competidores estão elogiando, os expositores estão satisfeitos e o público aprovou mais essa edição”, comemora.

A XXXI Fenajeep entra para a história com uma marca surpreendente: as inscrições para pilotos encerradas em menos de 24 horas. “Foi algo que nos impressionou. Isso reflete o comprometimento da comissão organizadora com a qualidade do evento. Recebemos 15 carros vindos do Nordeste e, para o próximo ano, já nos informaram que virão mais pilotos. Então a dica é se programar e logo garantir a vaga, para não correr o risco de ficar de fora”, adianta Guto.

Piloto realizando manobra na XXXI Fenajeep
Foto: Igor Preciso

A presença de nomes de peso também deixou sua marca nesta edição. Um dos visitantes mais ilustres foi Anderson Dick, fundador da FuelTech, marca reverenciada no cenário automotivo. Outro destaque foi Josimar Hudema, referência nas pistas de arrancada do Brasil, que competiu na categoria UTV Pro. “O curioso é que teve piloto da região que conseguiu superar o tempo dele. Isso mostra o nível das pessoas que estão competindo”, destaca Guto.

Comissão organizadora

O sucesso da XXXI Fenajeep também é resultado de dedicação coletiva. A comissão organizadora é formada por 11 pessoas, mas centenas de voluntários e parceiros trabalham para que tudo possa funcionar.

“Quando termina um evento, já começamos a planejar o outro. Refletimos sobre os erros e sobre o que é possível melhorar. Pensamos nas atrações, no que pode ser adequado para proporcionar mais conforto e, especialmente, na segurança dos pilotos, colaboradores e do público”, explica o presidente.

Segundo ele, a organização da XXXII Fenajeep deve começar em julho. “Uma das certezas é de que continuaremos instalados no complexo Chico Wehmuth. Ouvimos muitos elogios nos parabenizando por este novo espaço e, mesmo que seja um pouco distante do centro da cidade, é mais amplo e aberto. Por isso, já estamos planejando algumas instalações fixas, que proporcionarão uma melhor estrutura para os pilotos, para quem vem acampar e para os visitantes”.

Bons negócios na Fenajeep

No Salão Off-Road da XXXI Fenajeep, muitos negócios foram fechados. Durante todos os dias de festa, o espaço recebeu um grande número de visitantes que puderam conferir os principais lançamentos e novidades do mercado off-road. Nesta edição, 80 empresas divulgaram e negociaram seus produtos nos 97 espaços comerciais disponíveis.

Para a diretora da Comissão Organizadora da Fenajeep, Valzete Walendowsky, esta edição do Salão Off-Road pode ser considerada uma das melhores dos últimos anos. Segundo ela, o retorno dos empresários foi bastante positivo, desde as primeiras horas de negociações.

“Todos os expositores ficaram muito satisfeitos. Recebemos no nosso salão um público profissional, que entende mesmo do mundo off-road, e veio em busca dos lançamentos. E isso fez bastante diferença para os empresários. Foram muitos negócios fechados aqui dentro durante esses dias”.

Valzete ressalta que esse resultado positivo nas vendas reforça a credibilidade e a importância da Fenajeep para o segmento off-road. “Ficamos muito satisfeitos de ouvir os relatos dos empresários. Isso para nós é importante porque acaba gerando uma expectativa para o próximo ano. Temos certeza que em 2026, os principais lançamentos do mercado serão feitos, mais uma vez, na Fenajeep”.

Pista foi aprovada pelos pilotos

Nesta edição, 193 pilotos participaram das disputas indoor, distribuídos nas categorias Gaiola Aspirado, Gaiola Turbo, Jeep Aspirado, Jeep Turbo, UTV Iniciante e UTV Pro. O diretor de provas, Vinícius Ullrich, destaca que a pista foi bastante elogiada pelos competidores, principalmente após as modificações, visando a segurança dos pilotos e equipes de apoio. “Estamos sempre procurando melhorar, priorizando a segurança e, em todos os dias, foram só elogios. Para este ano, recebemos a solicitação dos Campeonatos Brasileiro e Catarinense para baixar alguns paredões e, após muitos testes, conseguimos encontrar um meio termo, para projetar uma pista bem segura e rápida, porque os pilotos gostam de acelerar”.

Piloto superando pista com lama durante competição
Foto: Igor Preciso

Ao longo da competição, as mudanças se mostraram eficazes. Mesmo com os vários capotamentos – considerados comuns dentro do esporte – não houve ocorrências graves. Vinícius ressalta que o regulamento da Fenajeep exige dos carros e dos pilotos uma série de itens de segurança que são sempre vistoriados.

“Há exigência de macacão antichamas, capacete, cinto com, no mínimo, quatro pontos e protetor cervical. Todo veículo tem uma cápsula de segurança e, por isso, raramente ocorrem ferimentos graves no capotamento”, explica.

Este ano, a equipe de apoio ainda participou de uma capacitação para o destombamento dos veículos, que agora é realizado com o auxílio de cintas. “As cintas seguram o carro no destombamento, para não provocar o efeito chicote no piloto. Então, toda a equipe estava bem preparada para isso e deu muito certo”.

Os campeões da XXXI Fenajeep – Indoor

Diego Maia Vicente de Itapeva (SP), foi o campeão da categoria Jeep Turbo. Há 18 anos ele participa do evento e briga sempre pelas primeiras colocações, inclusive na categoria Jeep Aspirado, na qual ficou em terceiro lugar. “Eu quero só estar junto do que é bom. Por isso a Fenajeep é tão diferenciada. É a maior festa que temos no universo off-road”, descreve.

Diego Maia foi campeão da categoria Jeep Turbo
Foto: Amabile Nazário

Mesmo depois de vencer 11 edições em Brusque, na categoria Jeep Aspirado, Silvio Ambrosi, o Tivy, de Veranópolis (RS), guarda um discurso cheio de humildade. “Tento apenas fazer o melhor, assim como as demais equipes. Acredito que a vitória esteja mais relacionada com pequenos detalhes de pilotagem e mecânica, já que trabalho com oficina. Aqui na Fenajeep, as provas são sempre bem disputadas por reunir os melhores pilotos da América Latina”, afirma.

Silvio Ambrosi foi campeão na categoria Jeep Aspirado

Grande campeão da Fenajeep, o brusquense Lucas Tomasi voltou para casa com três troféus. Ele subiu no ponto mais alto do pódio em duas categorias: Gaiola Turbo e Gaiola Aspirado. Além disso, foi o Rei da Pista, protagonista da volta mais rápida desta 31ª edição: pouco mais de 23 segundos (23.378). “Com as vitórias de hoje, me tornei pentacampeão na Gaiola Aspirado e bicampeão na Gaiola Turbo. Vencer na Fenajeep é incrível. São meses de trabalho e preparação, mas o resultado é sempre incerto. Quero agradecer às pessoas que torcem ou que estão envolvidas na equipe. O que estou vivendo hoje é uma dádiva”, expressa.

Outro piloto experiente, primeiro lugar na categoria UTV Pro, o brusquense Eduardo Bianchini venceu pela quarta vez na modalidade. “Foi um ano muito disputado, tivemos o contratempo climático, com períodos de chuva e de sol. Mas, desde quinta-feira estou batalhando e, com o apoio da equipe e dos amigos, consegui me consagrar tetracampeão da Fenajeep”, celebra.

Eduardo Bianchini foi campeão na categoria UTV Pro

Na categoria UTV Iniciante, Kleber Pits, de Rodeio (SC), viveu uma grande emoção. “É a terceira vez que piloto na Fenajeep. Nos anos anteriores apenas belisquei a vitória e hoje, finalmente, alcancei o primeiro lugar. Antes, vinha assistir. Agora, venho competir. E podem contar com isso: ano que vem estou de volta”, promete.

Kleber Pits foi campeão na categoria UTV Iniciante

Os campeões da XXXI Fenajeep – Desafio

Em quatro anos consecutivos, a vitória sempre bateu na trave do piloto Rodrigo Campos Lima, de Três Pontas (MG). Mas, em 2025, ele fez um belo gol e sagrou-se campeão do Desafio na categoria Monster. “Os melhores pilotos e carros do Brasil estão em Brusque. Por isso, vencer aqui me deixa muito satisfeito. Ano que vem estaremos aqui novamente”, expressa.

Rodrigo Lima foi campeão na categoria Monster

Um estreante venceu o Desafio na categoria Graduados. Trata-se de Deividi Martins, e seu zequinha Yuri, vindos de Curitiba (PR). “Este é o evento off-road referência no Brasil e o sonho de qualquer piloto. Nossa equipe tocou o terror e eu só tenho agradecer pelo resultado”.

Deividi Martins foi campeão na categoria Graduados

Houve vitória internacional no Desafio categoria Stock, com o piloto Fernando Teixeira, do Paraguai. Ao lado do Zequinha, Jonas Dalprá, ele veio de longe para realizar o sonho de todo jipeiro. “Chegar no pódio da Fenajeep é o que almejam todos os pilotos, por se tratar de uma festa muito grande. E o que me traz até aqui é o valor das amizades feitas nos eventos de 4×4”, explica.

Paraguaio Fernando Teixeira foi campeão na categoria Stock

No Desafio categoria Jeep, Renan Felix, da cidade de Seberi (RS) foi o vencedor. No ano passado, o carro quebrou e os sonhos da vitória precisaram ser adiados. “Agora, em nome de Jesus, deu tudo certo. Vencer na Fenajeep é diferente, porque o evento tem uma energia surreal. Dedico à vitória ao meu zequinha, Lucas Klein, meu pai, meu filho, demais amigos e parceiros. Obrigada, de coração, a todos que fazem parte deste projeto”.

Renan Felix foi campeão na categoria Jeep

Classificação das provas indoor

Jeep Turbo

1º ) Diego Maia Vicente – Itapeva (SP)

2º ) Silvio Ambrosi – Veranópolis (RS)

3º ) Carlos O. Marques – Santana de Parnaíba (SP)

4º ) Renato Gruneich – Gaspar (SC)

5º ) Cleiton Stedile – Campo Largo (PR)

Jeep Aspirado

1º ) Silvio Ambrosi – Veranópolis (RS)

2º ) Osmar Martignago Junior – Primavera do Leste (SC)

3º ) Diego Maia Vicente – Itapeva (SP)

4º ) Ed Carlos O. Marques – Santana de Parnaíba (SP)

5º ) Rodinei Bottega – Caxias Do Sul (RS)

Gaiola Turbo

1º ) Lucas Tomasi – Brusque (SC)

2º ) Valerio Pozzi Neto – Guabiruba (SC)

3º ) Luiz Augusto Lehmkuhl – Ituporanga (SC)

4º ) Alexander Rodrigues Wagner – Ibirama (SC)  

5º ) Fernando Jorge Farias – Florianópolis  (SC)

Gaiola Aspirado

1º ) Lucas Tomasi – Brusque (SC)

2º ) Andre Kouda – Apiúna (SC)

3º ) Oberdan Borhausen Kohler  – Guabiruba (SC)

4º ) Luis Felipe Kloss – Araucária (SC)

5º ) Lucas Henrique Lang – Brusque (SC)

UTV Iniciante

1º ) Kleber Pits – Rodeio (SC)

2º ) Thiago Gomes Nazario – Brusque (SC)

3º ) Paulo Sergio Gomes Nazario – Brusque (SC)

4º ) Junior Heil – Brusque (SC)

5º ) Ralf Luchtenberg – Gaspar – (SC)

UTV Pro

1º ) Eduardo Bianchini – Brusque (SC)

2º ) Parley Fiamoncini – Rodeio (SC)

3º ) Vinicius G. G. Nogueira – Limoeiro do Norte (CE)

4º ) Junior Vargas – Brusque (SC)

5º ) Jose Wanderlei Nogueira – Limoeiro do Norte (CE)

Classificação Desafio

Categoria Jeep

1) Renan Seberi

2) Strafit Junior

3) Viviane Schoereder

4) Lucas Della Favera

5) Jones Graffitti

Categoria Stock

1) Fernando Teixeira

2) Jessiel Martins

3) Eduardo Sanches

4) Carlos Hingst “Xuxu”

5) Marcelo Raça Forte

Categoria Graduados

1) Deividi Martins

2) Alfredo Fritzke

3) Pedro Ziober

4) Herick Pavin

5) Renato Nabo

Categoria Monster

1) Rodrigo Campos

2) Caio Sales

3) Ricardo Brosin

4) Gabriel Marcon

5) Gilvan Mendes