Atleta de natação de Florianopólis é convocado para representar SC nos Jogos da Juventude 2025

Guilherme Marinho Guglielmo, jovem talento de 16 anos da equipe de natação do Lira Tênis Clube, de Florianópolis, foi convocado para representar Santa Catarina nos Jogos da Juventude 2025

por Rafael Alves
0

O jovem talento da natação catarinense, Guilherme Marinho Guglielmo, de 16 anos, foi convocado para representar Santa Catarina nos Jogos da Juventude 2025, que acontecem de 11 a 13 de setembro, em Brasília. O evento, organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), deve reunir mais de 4 mil atletas de até 17 anos, em disputas de 18 modalidades esportivas.

Ao todo, a seleção catarinense contará com 16 atletas, vindos de cidades como Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Tubarão, São Bento do Sul e Florianópolis. A capital terá dois representantes: Guilherme, no masculino, e Sophia Preve, no feminino.

Convocação após destaque em Blumenau

A vaga de Guilherme, que treina no Lira Tênis Clube sob orientação do técnico Eduardo Seeger Duarte, foi conquistada graças ao desempenho nos Jogos Escolares de Santa Catarina, realizados em Blumenau, nos dias 19 e 20 de julho.

Na competição, o nadador brilhou ao garantir o 1º lugar nos 200 metros nado livre, com o tempo de 1:58.49. O resultado chamou a atenção dos técnicos estaduais e rendeu a convocação para os Jogos da Juventude.

O feito ganha ainda mais relevância porque Guilherme competiu simultaneamente em duas competições de peso: os Jogos Escolares e os 37º Joguinhos Abertos de Santa Catarina, nos quais ajudou a equipe masculina do Lira, formada exclusivamente por atletas do clube, a conquistar o 3º lugar geral por pontos.

Força do Lira Tênis Clube

A convocação de Guilherme reforça o bom momento vivido pelo Lira Tênis Clube, de Florianópolis. Sob a coordenação do técnico Fernando Thoming, a equipe de natação conta atualmente com mais de 50 atletas, entre 8 e 90 anos, e está entre os seis melhores clubes do Brasil.

Somente no primeiro semestre de 2025, o Lira já conquistou mais de 300 medalhas, consolidando sua posição de destaque no cenário nacional da modalidade.

Foto:  André Lima