Misto e Olaria estreiam no Municipal de Futebol Amador de Guabiruba neste domingo (14) com transmissão do EsporteSC

Futebol amador de Guabiruba volta a ser destaque a partir deste domingo (14). Misto e Olaria se enfrentam com transmissão do EsporteSC

por Rafael Alves
0

O futebol amador volta a ser destaque em Guabiruba a partir deste domingo (14), com a abertura do Campeonato Municipal de Futebol de Campo 2025 – Taça Vidraçaria Azaléia. A competição é organizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes, e terá transmissão especial do EsporteSC, que exibirá ao vivo 13 jogos ao longo do torneio, incluindo semifinais e a grande decisão.

O duelo de estreia reúne duas histórias distintas: o Misto, tradicional equipe do bairro Lageado Alto, e a Sociedade Olaria, maior campeã municipal e atual detentora do título. A partida está marcada para as 9h15, no Estádio Orlando Westarb, no bairro Guabiruba Sul e terá transmissão do EsporteSC.

Misto: tradição e continuidade

O Misto, fundado em 1972, sempre esteve ligado à família Polheim, no bairro Lageado Alto. A equipe tem mais de 50 anos de história, mantendo-se presente nas competições mesmo sem colecionar muitos troféus.

Josimar Polheim, que representa o clube ao lado do irmão Caciano, falou sobre a importância de manter viva essa tradição:

“O Misto surgiu lá atrás com meus tios, e até hoje segue como um time de família. Não somos de ganhar muito título, mas sempre estivemos nos torneios, participando, competindo e mantendo o grupo de amigos unido. Já faz uns 15 ou 16 anos que a gente joga para dar continuidade à história, e isso é o que nos motiva.”

Com um elenco mais experiente, o clube encara o desafio de competir contra times recheados de jovens e atletas rodados:

“Nosso grupo é formado em sua maioria por jogadores de 40, 45 anos. Não temos tantos jovens, mas vamos mesclar como der. Sabemos que todo time do campeonato é forte, mas o objetivo é tentar classificar. Contra o Olaria, se vier um empate já é lucro, porque eles são campeões quase todo ano. Mas vamos encarar, jogar sério e tentar surpreender.”

Josimar completa destacando o valor do reencontro dentro de campo:

“No fim das contas, é isso que vale: competir, se enturmar com os amigos e dar sequência a uma história de mais de meio século.

Olaria: em busca do 12º título

Fundado em 1987, o Olaria construiu ao longo dos anos uma trajetória marcada por títulos e regularidade no futebol de campo. Após três vices consecutivos entre 2004 e 2006, desencantou em 2007 e desde então coleciona conquistas: campeão em 2007, 2008, 2012, 2013, 2014, 2016, 2017, 2018, 2019, 2022 e 2024. Ao todo, são 11 troféus municipais.

O presidente da Sociedade Olaria, André Luiz Westarb, lembrou a caminhada do clube até se tornar referência no amador guabirubense:

“No começo foi difícil, passamos alguns anos só tentando se estabilizar. Depois de bater na trave três vezes seguidas, conseguimos desencantar em 2007 e iniciamos essa sequência de títulos. Não é qualquer clube que consegue estar tantas vezes em finais ou, no mínimo, entre os quatro primeiros.”

Olaria é o atual e maior campeão do Municipal de Futebol Amador de Guabiruba

André também destacou a importância de manter a essência do grupo, mesmo com mudanças naturais no elenco:

“Mantemos uma espinha dorsal forte, com jogadores que já conhecem o caminho das conquistas, mas também trouxemos peças novas de qualidade, algumas até para brigar por titularidade. Tivemos saídas, o que é natural, mas o elenco segue equilibrado. Vamos em busca do 12º título, sabendo que será um campeonato difícil, porque todos os times se reforçaram bem.”

Primeira rodada

A abertura do campeonato contará com cinco jogos neste domingo. Confira a tabela:
• 09h15 – Misto x Olaria – Estádio Orlando Westarb (Grupo A)
• 09h15 – Clube 10 de Junho x Planície Alta – Estádio Carlos Nuss (Grupo B)
• 14h45 – Lageadense x Cruzeiro – Estádio Reinaldo Batschauer (Grupo A)
• 14h45 – Clube São Pedro x São Pedro B/Tor – Estádio Luiz Carminatti (Grupo B)
• 14h45 – Samaritanos x MF Têxtil – Estádio Orlando Westarb (Grupo B)

O Continental, integrante do Grupo A, folga na rodada de estreia.

Fórmula de disputa

As 11 equipes foram divididas em dois grupos. No A estão Olaria, Continental, Lageadense, Misto e Cruzeiro. No B, participam Clube 10 de Junho, São Pedro, Samaritanos, MF Têxtil, São Pedro B/Tor e Planície Alta.

Na primeira fase, os times se enfrentam em turno único dentro da chave. Os quatro melhores avançam às quartas de final, em cruzamento olímpico (1ºA x 4ºB, 2ºA x 3ºB, 3ºA x 2ºB e 4ºA x 1ºB). Essa etapa será disputada em jogo único. Já semifinais e finais terão confrontos de ida e volta, aumentando a emoção da reta decisiva.

Patrocinadores

O Campeonato Municipal de Futebol de Campo 2025 – Taça Vidraçaria Azaléia conta com o apoio da Vidraçaria Azaléia, que dá nome à taça, e da Vanton, responsável pelo Troféu Destaque do Jogo.

As transmissões realizadas pelo EsporteSC em parceria com a Prefeitura de Guabiruba têm o apoio da Loja Três Trevo, Gráfica Arco Íris, Day Sports, Churrasco na Brasa Fagundes e Sul Auto Center, que também é parceira no Campeonato Municipal de Futebol 7 Society Feminino.