O brusquense Murilo Sestrem encarou no último sábado (13) os 42 km da Prova Trail Rota da Baleia, em Garopaba, no litoral catarinense. Foi a primeira experiência dele em uma competição de trilha, que é considerada uma das modalidades mais exigentes da corrida de rua.
O percurso combinou praia, dunas, costões rochosos, trilhas fechadas e trechos de asfalto, impondo constantes mudanças de terreno e de altimetria. “Não foi um terreno que eu conhecia, nunca tinha feito uma prova de trilha. É uma prova muito particular, com praia, asfalto, duna, pedra, trilha… coisas que eu não estava acostumado a enfrentar. Além disso, o calor e a distância tornaram tudo ainda mais pesado. Foi uma prova muito bonita, mas dura”, contou Murilo.

O atleta também comparou a experiência com as maratonas tradicionais. “A maratona de asfalto é muito rápida e não tem variação de altimetria. Já a trail tem muita alteração de terreno, muitos obstáculos. Passamos por duna, areia fofa, costão rochoso, praia molhada, trechos de pedra, trilhas com lama e obstáculos naturais. Foi bem técnico”, explicou.
Preparação para o trail running
Para quem pensa em se aventurar na modalidade, Murilo recomenda treinos específicos e acompanhamento. “É importante procurar um grupo de corrida ou uma assessoria. Eu faço com a Vibre Assessoria e recomendo. Treinar apenas no asfalto não prepara para uma prova como a Rota da Baleia. O ideal é conciliar treinos em praia e trilha”, orientou.
Apesar do desafio, o brusquense celebrou a conquista de concluir a prova. “Foi uma experiência única, que vou levar comigo. Estar na Rota da Baleia foi especial”, finalizou.
Categorias da Rota da Baleia 2025
• 80 km (ultra trail)
• 42 km (maratona trail)
• 21 km (meia maratona trail)
• 8 km (trail curto)