O brusquense Leonir Kuchler, o Fio, foi anunciado na última semana como novo auxiliar técnico do Imbituba Futebol Clube, que disputa a Série C do Campeonato Catarinense. A contratação representa um passo importante na carreira do profissional, que construiu sua base no futebol amador de Brusque e hoje vê a oportunidade de ingressar de vez no cenário profissional.
A história de Fio no esporte começou em 2016, quando assumiu o comando do Real Brusquense. Foram sete anos dedicados ao clube, com destaque para a conquista da segunda divisão do Amador de Brusque, em 2019, no Estádio Augusto Bauer. “O que me talhou para estar aqui foram os seis anos no futebol amador, onde vivi vários momentos difíceis, mas nunca pensei em desistir. Minha motivação sempre foi formar pessoas, deixar um legado e mostrar que o esporte é vida”, relembra.
Além da vivência em Brusque, Fio também acumula conquistas na base catarinense: um vice-campeonato Sub-20, além de um acesso à Série A e o título da Série B estadual pelo Carlos Renaux, atuando como coordenador, uma espécie de faz tudo do clube. Experiências que, segundo ele, foram determinantes para amadurecer como profissional.
A oportunidade no Imbituba surgiu por meio de contatos feitos no curso da FCF Academy, da Federação Catarinense de Futebol. Agora, o auxiliar técnico projeta novos passos na carreira. “Minha expectativa é crescer ainda mais profissionalmente e realizar alguns sonhos como treinador. Alguns estão distantes, mas com profissionalismo e dedicação diária quero alcançar”, comenta.
Fio faz questão de agradecer às pessoas que estiveram ao seu lado nesta caminhada, especialmente ao presidente do Imbituba, Maurício, e aos amigos do Vovô, o diretor de futebol Djonathan e o presidente Taico, que abriram portas para ele no futebol profissional. “Sou grato a todos que acreditaram em mim. Nunca é um adeus, e sim um até logo. Estou feliz por essa oportunidade e motivado para seguir aprendendo e crescendo”, completa.