Volta Ciclística de Santa Catarina chega à segunda etapa com percurso entre Lages e Urubici

Volta Ciclística de Santa Catarina chega à sua segunda etapa, que terá início na tarde desta quinta-feira (9). Brusque receberá os competidores neste sábado (11), durante a 4ª etapa

por Rafael Alves
0

Depois de passar por Nova Veneza e Urubici na etapa de abertura, a Volta Ciclística de Santa Catarina chega à sua segunda fase nesta quinta-feira (9). A largada está marcada para a tarde em Lages, com chegada em Urubici, totalizando 141,41 quilômetros de percurso pela Serra Catarinense.

Lages, conhecida como a Capital Nacional do Turismo Rural, é o maior município em extensão territorial de Santa Catarina e famosa por sediar a tradicional Festa do Pinhão, que atrai até 350 mil visitantes por edição. Já Urubici, situada a cerca de 167 quilômetros de Florianópolis, tem altitude média de 915 metros e cerca de 11 mil habitantes, sendo um dos destinos mais procurados da serra por suas paisagens e clima frio.

A primeira etapa da competição, disputada na quarta-feira (8), teve largada em Nova Veneza e chegada em Urubici. O domínio foi colombiano: Diego Camargo venceu após um emocionante photo finish com Walter Vargas, ambos completando o percurso em 04h39min04seg. O também colombiano Victor Ocampo fechou o pódio, em terceiro lugar, com o tempo de 04h45min04seg. O brasileiro Bruno Lemes foi o melhor representante do país, na quinta colocação, com 04h46min19seg.

Reconhecida pela União Ciclística Internacional (UCI) e válida pelo circuito América Tour, a 26ª edição da Volta Ciclística de Santa Catarina soma pontos para o ranking continental e marca o retorno da prova ao cenário internacional. A competição é organizada pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) em parceria com a Federação Catarinense de Ciclismo (FCC) e apoio do Governo do Estado.

Ao todo, são cerca de 200 participantes, entre atletas, técnicos, árbitros, equipe médica, comissários da UCI e profissionais de apoio. Aproximadamente 100 ciclistas de nove países — Brasil, Colômbia, Chile, Uruguai, Paraguai, Bolívia, França, Argentina e Equador — disputam as seis etapas programadas entre os dias 7 e 12 de outubro.

4ª etapa passa por Brusque neste sábado

Entre os municípios catarinenses que integram o percurso está Brusque, que receberá os competidores neste sábado (11), durante a 4ª etapa. O trajeto parte de Balneário Camboriú, às 10h, e segue até Nova Trento, com chegada prevista para as 12h30, totalizando 95,7 quilômetros.

Em Brusque, a passagem está prevista entre 10h40 e 11h30, com bloqueios temporários de trânsito e acompanhamento da Setram e da Guarda de Trânsito de Brusque (GTB). O trajeto na cidade inicia pela rua Itajaí, no bairro Limoeiro, seguindo pela Maria Martha Benvenutti Pereira, Avenida Beira Rio, rua Manfredo Hoffmann, Professor Francisco Bodenmuller e Gustavo Halfpap, saindo pela Avenida Primeiro de Maio em direção à Rodovia Gentil Battisti Archer, no bairro Zantão.

Foto: Edições passadas/divulgação