Veja o que o Renaux precisa fazer para se livrar do quadrangular do rebaixamento no Catarinense

O Carlos Renaux entra na última rodada do Catarinense 2026 com chances de escapar do quadrangular do rebaixamento. Veja o que a equipe necessita

por Rafael Alves
0

O Carlos Renaux chega à última rodada da primeira fase do Campeonato Catarinense 2026 ainda com chances de evitar o quadrangular do rebaixamento. Atualmente na sexta colocação do Grupo B, com quatro pontos, o Vovô precisa vencer seu compromisso e torcer contra adversários diretos para seguir na elite estadual.

A equipe brusquense enfrenta o Marcílio Dias, no domingo (25), às 18h, no Estádio Augusto Bauer. Para escapar da zona de risco de forma direta, o Renaux precisa vencer e ainda contar com uma derrota do Barra, que recebe o Concórdia, e no máximo um empate do Figueirense, que joga em casa contra o Camboriú. Nesse caso, a definição seria nos critérios de desempate.

Renaux mantém chances de evitar o rebaixamento após vitória contra o Joinville
Fotos: @gfotos047

Há também um cenário alternativo envolvendo os critérios de desempate. Caso o Barra empate com o Concórdia, o Carlos Renaux ainda pode ultrapassar o Pescador, desde que consiga levar vantagem nos critérios técnicos. Atualmente, o Barra tem três gols marcados, quatro sofridos e saldo negativo de um, enquanto o Renaux soma dois gols pró, quatro contra e saldo negativo de dois. Assim, uma vitória por dois gols de diferença colocaria o time brusquense à frente do rival.

Os critérios de desempate do Campeonato Catarinense seguem a seguinte ordem: número de vitórias, saldo de gols, gols marcados e cartões vermelhos. Em uma situação extrema – como uma vitória do Renaux por 1 a 0 e um empate do Barra por 0 a 0 – as equipes ficariam empatadas nos três primeiros critérios, levando a decisão para o número de expulsões. Até o momento, o Renaux tem um cartão vermelho, enquanto o Barra não teve jogadores expulsos, o que favoreceria o time de Balneário Camboriú.

Nesta edição do Estadual, três clubes serão rebaixados à Série B. Os dois últimos colocados de cada grupo disputam um quadrangular do rebaixamento, em jogos de ida e volta, totalizando seis rodadas. Apenas o líder dessa fase permanece na elite. O melhor quinto colocado da primeira fase entra no quadrangular com um ponto de vantagem.

A sexta e última rodada da primeira fase será disputada integralmente no domingo (25), às 18h. Excepcionalmente, não haverá uso do VAR, já que o sistema da Federação Catarinense de Futebol (FCF) não possui estrutura para atender todos os jogos de forma simultânea.

Jogos da 6ª rodada – domingo (25), às 18h
Figueirense x Camboriú
Criciúma x Brusque
Santa Catarina x Avaí
Chapecoense x Joinville
Carlos Renaux x Marcílio Dias
Barra FC x Concórdia