A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) realizou nesta quarta-feira (28) o sorteio que definiu os mandos de campo da primeira fase da Copa do Brasil 2026 e o chaveamento da competição até a terceira fase. Ao todo, seis clubes de Santa Catarina estão na disputa: Santa Catarina, Avaí, Joinville, Figueirense, Barra e Chapecoense. A competição tem início no dia 18 de fevereiro.
Santa Catarina começa na primeira fase
O Santa Catarina será o primeiro representante do estado a entrar em campo. A equipe estreia na primeira fase, em confronto único contra o IAPE-MA, com mando em Rio do Sul. A partida está prevista para os dias 18 ou 19 de fevereiro.
Caso avance, o Santa Catarina enfrentará o Cuiabá na segunda fase, também em jogo único, com mando já definido para o clube catarinense, conforme o sorteio.
Joinville, Figueirense e Avaí estreiam na segunda fase
Outros três catarinenses entram diretamente na segunda fase da competição. O Joinville terá pela frente o CSA, jogando em casa. Já o Figueirense enfrenta o Azuriz-PR, também como mandante. O Avaí, por sua vez, recebe o Porto Vitória-ES na Ressacada.
A segunda fase será disputada em partidas únicas, com datas previstas para 25 e 26 de fevereiro e 4 e 5 de março. Em caso de empate, a classificação será definida nos pênaltis.
Barra entra na terceira fase
Campeão da Série D do Campeonato Brasileiro, o Barra-SC estreia mais adiante na competição. O clube entra diretamente na terceira fase da Copa do Brasil, assim como Ponte Preta, Paysandu e Confiança, que se juntam aos 44 classificados da fase anterior. Os confrontos dessa etapa serão definidos posteriormente e disputados em jogo único, nos dias 11 e 12 de março.
Chapecoense estreia na quinta fase
Representante catarinense na Série A do Campeonato Brasileiro, a Chapecoense entra apenas na quinta fase da Copa do Brasil, quando a competição passa a ser disputada em jogos de ida e volta. Nesta etapa, o Verdão do Oeste se junta aos demais clubes da elite nacional, como Flamengo, Palmeiras, Corinthians, Grêmio e Internacional. As partidas estão previstas para 22 e 23 de abril (ida) e 13 e 14 de maio (volta).
Formato até a decisão
A Copa do Brasil 2026 segue com oitavas de final, quartas de final e semifinais definidas por sorteio, sem restrições de confrontos. A grande novidade desta edição é a final em jogo único, marcada para o dia 6 de dezembro, em local ainda a ser definido pela CBF, com divulgação prevista com pelo menos 30 dias de antecedência.
Foto: Marcello Zambrana/AGIF


