Durante os últimos dois meses aconteceram os Jogos Escolares Municipais de Guabiruba (JEMGUABI) nas categorias pré-mirim, mirim e infantil. Na sua 17ª edição, os jogos são organizados pela Secretaria Municipal de Esportes e com apoio da Secretaria Municipal de Educação. Após dois anos de inatividade, o campeonato trouxe à tona o espírito esportivo dos estudantes.
Foram várias as modalidades disputadas nas regras oficiais no mirim e infantil. Já no pré-mirim, realizaram-se atividades pré-desportivas como queimada e câmbio, que antecedem aos ensinamentos do handebol e voleibol, além do futebol, com o torneio Moleque Bom de Bola. O atletismo foi a última modalidade realizada no JEMGUABI, na última sexta-feira, na pista do Sesi, em Brusque. Na ocasião, para encerrar o campeonato, foram distribuídas quase mil medalhas, entre todas as categorias, e troféus de 1°, 2° e 3° lugar geral entre as escolas da rede municipal de ensino.
Para o diretor de esportes, Alfonso S. Bernardi, os jogos vêm para somar na vida escolar do estudante. “É ali que ele aprende através da competição o vencer e o perder, a disciplina e o respeito ao adversário e à arbitragem. Mesmo com dois anos de inatividade, devido à pandemia, os alunos vieram empolgados para os jogos e tivemos boas disputas em todas as categorias”, comenta. Alfonso ainda ressalta que os campeões da categoria Mirim passam para a fase microrregional dos Jogos Escolares de Santa Catarina (JESC), em 2023.
Conforme o secretário municipal de Educação, Freddy Nagel, os Jogos Escolares de Guabiruba proporcionam muitos aprendizados. “Nem só de vitórias vive o ser humano, mas com certeza cada estudante e cada professor que participou dos jogos é um vitorioso, pois o esporte, além de propiciar a saúde, ensina as pessoas a respeitarem as diferenças e os limites de seus companheiros e adversários. Ensina a se trabalhar em equipe, ajudando um ao outro para se conseguir o resultado”, afirma.