Home Outros Alunos voltam com tudo nos 17º Jogos Escolares Municipais de Guabiruba

Alunos voltam com tudo nos 17º Jogos Escolares Municipais de Guabiruba

Após dois anos de inatividade, campeonato trouxe à tona o espírito esportivo dos estudantes

por Redação
0

Durante os últimos dois meses aconteceram os Jogos Escolares Municipais de Guabiruba (JEMGUABI) nas categorias pré-mirim, mirim e infantil. Na sua 17ª edição, os jogos são organizados pela Secretaria Municipal de Esportes e com apoio da Secretaria Municipal de Educação. Após dois anos de inatividade, o campeonato trouxe à tona o espírito esportivo dos estudantes.

Foram várias as modalidades disputadas nas regras oficiais no mirim e infantil. Já no pré-mirim, realizaram-se atividades pré-desportivas como queimada e câmbio, que antecedem aos ensinamentos do handebol e voleibol, além do futebol, com o torneio Moleque Bom de Bola. O atletismo foi a última modalidade realizada no JEMGUABI, na última sexta-feira, na pista do Sesi, em Brusque. Na ocasião, para encerrar o campeonato, foram distribuídas quase mil medalhas, entre todas as categorias, e troféus de 1°, 2° e 3° lugar geral entre as escolas da rede municipal de ensino.

Para o diretor de esportes, Alfonso S. Bernardi, os jogos vêm para somar na vida escolar do estudante. “É ali que ele aprende através da competição o vencer e o perder, a disciplina e o respeito ao adversário e à arbitragem. Mesmo com dois anos de inatividade, devido à pandemia, os alunos vieram empolgados para os jogos e tivemos boas disputas em todas as categorias”, comenta. Alfonso ainda ressalta que os campeões da categoria Mirim passam para a fase microrregional dos Jogos Escolares de Santa Catarina (JESC), em 2023.

Conforme o secretário municipal de Educação, Freddy Nagel, os Jogos Escolares de Guabiruba proporcionam muitos aprendizados. “Nem só de vitórias vive o ser humano, mas com certeza cada estudante e cada professor que participou dos jogos é um vitorioso, pois o esporte, além de propiciar a saúde, ensina as pessoas a respeitarem as diferenças e os limites de seus companheiros e adversários. Ensina a se trabalhar em equipe, ajudando um ao outro para se conseguir o resultado”, afirma.