A Associação de Bicicross Berço da Fiação (BBF/Bandeirante) trabalha para construção de uma nova pista de BMX para treinamento dos atletas brusquenses. A ideia surgiu após a demolição da pista antiga, situada no terreno em frente ao Pavilhão da Fenarreco, e teve aprovação unânime na Assembleia Geral da entidade.
Desde então o assunto passou a ser tratado como prioridade pelos associados, já que, sem uma pista para treinar, os ciclistas tiveram que se alternar em busca de espaços em cidades vizinhas, como Itajaí e Balneário Camboriú.
A nova pista precisou ser construída em virtude da necessidade da prefeitura em desapropriar o antigo terreno, atendendo uma decisão judicial para que o espaço fosse cedido à família Hoffmann, que há anos contestava aquela área.
Com isso, o novo local escolhido foi a fazenda Crosville, na Estrada da Fazenda, a 25 minutos do centro. Quase um mês depois de começar, a obra já está muito bem encaminhada, os atletas inclusive já tiveram a oportunidade de andar sobre a primeira e segunda retas da pista, conforme comenta o presidente da BBF, Helcius Zimmermann. “Ficamos muito felizes. É claro que ainda tem muito trabalho pela frente, mas o sentimento de gratidão e realização é enorme”, destaca.
Segundo ele, a possibilidade é de que os atletas voltem a treinar em Brusque em cerca de 30 dias. “Mas é claro, até ficar tudo pronto, do jeito que queremos, com drenagem, tratamento da superfície da pista, concretagem do gate e asfaltamento de paredões, ainda vai levar um tempo. Gosto de usar a analogia de uma grande escadaria. Pode ser muito alta, mas cada passo te deixa mais próximo do topo”, comenta Zimmermann, com orgulho.
A nova pista terá uma volta completa com 350 metros e, apesar de ser principalmente para o uso da BBF, também será aberta para outros grupos. “O objetivo principal é incentivar a prática e fazer crescer a modalidade em Brusque e no estado. Todos os atletas terão acesso ao espaço. O esporte é isso, trabalho em equipe, diversão, socialização”, defende.
Com cada dia mais próximo de ver a nova pista se tornar realidade, o presidente da BBF mostra realização pelo empenho dos atletas, pais, diretoria, e demais parceiros que ajudaram no projeto, mas destaca que é importante ainda a participação do poder público e também de empresas privadas. “Conseguimos otimizar nossos recursos de uma forma inacreditável. Estamos fazendo a pista com orçamento e tempo recorde. Nas próximas semanas também vamos fazer uma rifa e estamos planejando um evento para arrecadar mais fundos”, comenta. ”Não queremos uma pista que atenda apenas anseios parciais. Queremos fazer uma pista bem acabada e algumas dessas etapas demandam investimentos altos, por isso precisamos do apoio da comunidade e das empresas locais”, salienta, ao agradecer alguns dos apoiadores do projeto e patrocinadores da equipe. “Gostaríamos de aproveitar a oportunidade para agradecer aos nossos patrocinadores Embrast Embalagens e Imobiliária Moresco, que tem se mostrado grandes parceiros neste momento decisivo”, finaliza.