A catarinense Valentina Aparecida Rebellato Ferreira, de apenas 10 anos, encerra a temporada de 2025 no topo do ranking mundial da International Brazilian Jiu-Jitsu Federation (IBJJF) em sua categoria. Natural de Palhoça, a atleta mirim é um dos principais nomes do jiu-jitsu infantil no país.
Integrante da equipe David Fadel Brazilian Jiu-Jitsu, de Florianópolis, Valentina acumulou uma sequência de títulos importantes ao longo de 2025. Entre as conquistas está o primeiro lugar no Mundial Sem Kimono, o vice-campeonato Mundial Com Kimono, vitória no Campeonato Catarinense, na Copa Desterro, no Campeonato Brasileiro Sem Kimono e o terceiro lugar no Pan Kids, disputado na Flórida, nos Estados Unidos.
“Este foi um ano muito bom, de muito treino e campeonatos importantes. Para mim, uma das principais conquistas foi o Campeonato Brasileiro, um dos mais difíceis do ano”, afirma a menina. Valentina foi campeã brasileira de Jiu-Jitsu Kids, pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu (CBJJ), em junho, ao vencer a categoria Infantil 2, faixa amarela, peso pena — uma das mais disputadas do circuito internacional, que reúne atletas entre 4 e 15 anos.
“O ano de 2025 foi intenso, com muito treinamento e muitas viagens. Tivemos resultados expressivos, fruto da dedicação e de tudo que a gente vem plantando. Para o próximo ano, a gente espera seguir representando nosso estado, nossa cidade e o Brasil nas competições internacionais. Ainda estamos planejando o calendário, mas em fevereiro já temos competição em Florianópolis e no Rio de Janeiro”, afirma Gregório Ferreira Neto, pai da atleta.
Para conquistar tantos resultados, Valentina segue uma rotina intensa, com dois treinos diários, conciliando jiu-jitsu e preparação física, além dos estudos. Dedicação que a atleta pretende seguir no próximo ano. “Acredito que 2026 vai ser um ano muito bom, mas também um ano diferente e com novos desafios, uma vez que mudei de faixa e estou em uma nova categoria”, destaca Valentina.






