Home Esportes Radicais Atletas da Atribrusque participam da Maratona Internacional de Florianópolis

Atletas da Atribrusque participam da Maratona Internacional de Florianópolis

Competidores de Brusque desafiaram o maior percurso. Foram 42 quilômetros entre a Beira Mar Norte e Beira Mar Sul, passando pelo continente e pelas duas pontes. “Este percurso em Florianópolis caracteriza-se por ter um visual belíssimo e trajeto plano, o que permite aos atletas que queiram melhorar suas marcas um local ideal”, destaca o participante Charles Albani Dadam, que fez o trajeto em 3 horas e 20 minutos.

por Sidney Silva
0

Os brusquenses representantes da Atribrusque mais uma vez estiveram presentes em uma das grandes competições do calendário nacional. No último domingo (26) eles participaram em meio a outros 8 mil atletas da Maratona Internacional de Florianópolis, na capital catarinense.

Os competidores de Brusque desafiaram o maior percurso. Foram 42 quilômetros entre a Beira Mar Norte e Beira Mar Sul, passando pelo continente e pelas duas pontes. “Este percurso em Florianópolis caracteriza-se por ter um visual belíssimo e trajeto plano, o que permite aos atletas que queiram melhorar suas marcas um local ideal”, destaca o participante Charles Albani Dadam, que fez o trajeto em 3 horas e 20 minutos.

O atleta comemora o fato de ter alcançado o seu melhor desempenho em todos os anos na corrida de maratona. “Quebrei meu próprio recorde e consegui um quarto lugar na categoria de 55 a 59 anos, algo inédito para mim”, celebra. Os demais competidores da Atribrusque também tiveram bom desempenho. Participaram ainda Rafael Bertolini (3h36), Paulo dos Santos (3h55), Graziele Bertolini (3h58), Felipe Eilert dos Santos (4h03), Rangel Raulino (4h30), e Paulo Schulte (4h44).

Sobre o desafio
Participar de uma maratona é um momento ímpar na carreira de um atleta, Dadam ressalta que, ao longo dos anos, estes eventos esportivos têm trazido um grande número de pessoas que mesclam o turismo com o esporte. “A equipe da Atribrusque tem participado deste tipo de provas para ter condicionamento e preparo para enfrentar outras competições específicas como o triatlo e o Ironman. Em um clima amistoso e de coleguismo, todos têm buscado suas performances e resultados dentro de suas respectivas categorias e faixas-etárias”, comenta.

O triatleta destaca a importância da preparação adequada, já que a maratona exige muito preparo nos treinos e condicionamento físico, sobretudo na distância de 42 km. “É necessário dosar a energia empreendida e respeitar criteriosamente os momentos de hidratação e alimentação. Caso contrário podemos pôr em risco o desempenho e até não conseguir concluir a prova. O controle mental e psicológico é de suma importância também para a conclusão do feito”.

Para o brusquense, provas como essas proporcionam aos praticantes uma das melhores sensações de bem-estar físico. “As endorfinas liberadas nos dão o prazer e os benefícios de um corpo ativo e saudável. Por isso, a associação também tem o intuito de mostrar e incentivar outros possíveis adeptos a este mundo saudável do esporte”, finaliza.

Fotos: Divulgação