Home Sem Categoria Atletas da Extreme Atribrusque participam de Circuito de Travessias Noturna em Bombinhas

Atletas da Extreme Atribrusque participam de Circuito de Travessias Noturna em Bombinhas

A prova de 2 quilômetros realizada na cidade litorânea já é tradicional e é a única travessia noturna do Brasil, conforme relata o brusquense Charles Albano Dadam.

por Sidney Silva
0

Cerca de 200 pessoas participaram no fim de semana em Bombinhas do Circuito de Travessias Noturna. A prova de 2 quilômetros realizada na cidade litorânea já é tradicional e é a única travessia noturna do Brasil, conforme relata o brusquense Charles Albano Dadam. 

Ele foi um dos representantes do grupo da Extreme Atribrusque. Os outros representantes da equipe foram: Everaldo Batista, o Xineca, Carlos Bergamasch, o Carlão, e Sandro Alex Lemmermeier.

Entre os atletas, o melhor resultado foi o de Carlão, segundo lugar em sua categoria com o tempo de 27 minutos.
Sandro e Charles finalizaram na sexta colocação com o tempo de 32 e 37 minutos, respectivamente. Já Xineca finalizou em 16° após concluir em 43 minutos.

Sobre a prova
Dadam relata que os atletas recebem um pequeno bastão de neon que é acionado na largada da prova e colocado junto a touca e óculos de natação. 
Ele observa que nadar no mar à noite exige controle emocional e senso de direção, pois apenas algumas boias de orientação
são as referências. “Porém, como elas ficam distantes, é muito fácil perder o rumo e nadar além do necessário”, observa.

Segundo o atleta, competidores mais experientes são usados como referência para outros com menos prática. “Mas é preciso cautela para não entrar em pânico, pois a escuridão é quase total”, alerta.

Dadam observa que houve uma dificuldade na prova já que não houve por parte da organização a sinalização na primeira boia, o que dificultou a orientação dos atletas em uma prova de mar agitado, com  vento contra nos últimos 1000 metros. “Foi uma experiência válida para ganhar know-how em travessias do mar”, finaliza.