Home Natação Atletas da natação de Brusque são convocadas para defender a seleção catarinense

Atletas da natação de Brusque são convocadas para defender a seleção catarinense

Lara e Geórgia foram convocadas para defender a seleção catarinense no famoso “Troféu Chico Piscina”, personalidade que no início promovia a competição em uma piscina aberta na cidade paulista. “Hoje em dia, os melhores atletas do país saem de Mococa”, ressalta José Armando Vasquez Soto, o Bay, treinador das atletas na Abain/Extreme Academia.

por Sidney Silva
0

A natação de Brusque terá duas atletas representando Santa Catarina em uma das principais competições do país. A nadadora Lara dos Santos, 15 anos, e Geórgia Debatin, 16, estarão em Mococa (SP) na primeira semana de outubro para a disputa de um dos circuitos mais tradicionais do Brasil.

Elas foram convocadas para defender a seleção catarinense no famoso “Troféu Chico Piscina”, personalidade que no início promovia a competição em uma piscina aberta na cidade paulista. “Hoje em dia, os melhores atletas do país saem de Mococa”, ressalta José Armando Vasquez Soto, o Bay, treinador das atletas na Abain/Extreme Academia.

Lara e Geórgia garantiram classificação após seletiva no Campeonato Absoluto de Natação – Troféu Fernando Scherer. . A competição de Mococa é voltada para atletas de 13 aos 16 anos. Essa já é a terceira vez que Lara participa da disputa, enquanto Geórgia compete pela primeira vez. “No primeiro ano não fui bem, mas já no segundo ganhei prata no revezamento. Também já ganhei prata nos 50 livre”, destaca Lara, novamente favorita para sair com medalha, segundo seu treinador. “Acredito que ela novamente brigue por medalha”, diz Bay.

O técnico também enalteceu a presença de Geórgia, que há muito tempo buscava a vaga entre as selecionáveis. “A Geórgia é uma menina que tem altos e baixos, mas a cada dia amadurece mais. Ultimamente ela está centrada em melhorar os tempos e por isso conseguiu essa convocação”, ressalta.

Segundo o treinador, a atleta ficou bastante emocionada quando soube da conquista da vaga. “É algo que ela já estava tentando desde os 13 anos, e se emocionou bastante”, comenta. A nadadora não escondeu a alegria de participar pela primeira vez da disputa. “É legal você conseguir chegar em algo assim fruto do resultado do seu treino. Sempre busquei esse objetivo”, observa.

Sobre a competição 
O Troféu Chico Piscina é uma das competições de base mais fortes do país, sendo considerado inclusive como mais competitivo que o próprio brasileiro. Além de seleções de vários estados, a competição conta com nadadores de outros países como Chile, Peru e Argentina. A disputa se destaca tanto em nível competitivo como de organização e também tem forte apelo na mídia, com transmissão ao vivo do canal Sportv.

Participam oito atletas de cada estado em ambos os naipes. Os técnicos são escolhidos conforme o número de atletas que sua equipe cede a seleção. Com Lara e Geórgia existe a possibilidade de que Bay também se junte a seleção. A edição deste ano do Troféu Chico Piscina será disputada de 6 a 8 de outubro.