O Esporte Clube Atlético Batistense é o novo clube profissional de Santa Catarina. Com a inscrição do clube na Confederação Brasileira de Futebol, a região do Vale do Rio Tijucas volta a ter uma equipe profissional. O anúncio ocorreu na última segunda-feira (27), e foi feito pelo presidente André Cardoso e o vice, Valdeci José Setti.
O clube já realizava há três anos parcerias com alguns times, dentre eles o Brusque FC e o C. A. Carlos Renaux. Entretanto o objetivo para o ano de 2020 era a profissionalização. Com isso, logo após o envio de toda documentação à CBF e a realização da taxa de pagamento no valor de R$ 30 mil, a equipe se tornou oficialmente profissional.
De acordo com o presidente do clube, André Cardoso, o trajeto está apenas no começo, porém essa nova etapa está sendo de grandes expectativas. “Sabemos do difícil trabalho que teremos, mas iremos jogar as competições que a Federação Catarinense de futebol tiver nesse ano de 2020. Porém, visando mais o Sub-20 da Série C e o Profissional que é o grande sonho de todos que fazem parte desse trabalho”, ressalta Cardoso.
A conquista do vínculo com a maior entidade de futebol do Brasil chegou depois de 11 anos de fundação do clube. Junto a este fato, a finalização do Centro de Treinamentos do time no município vizinho, Canelinha, será outra grande conquista. O espaço contará com academia e sala de fisioterapia. Já o alojamento e os jogos acontecerão na cidade de São João Batista. Segundo Cardoso, em um primeiro momento, o foco será no crescimento do próprio clube, deixando a realização de parcerias em segundo plano.
Após o fim do Tiradentes Esporte Clube em 2004, o Atlético Batistense será o único clube da região do Vale do Rio Tijucas a ter um time profissional. Com esta nova fase, o presidente revela que o time já possui um grupo fechado para a disputas dos campeonatos. Segundo ele, a equipe conta com jogadores da região e de outros estados do Brasil.