Home FutebolEscolinha de Base Balanço positivo: Com diversas competições ao longo do ano, Santos Dumont fortalece trabalho na base e colhe bons frutos nas disputas da temporada

Balanço positivo: Com diversas competições ao longo do ano, Santos Dumont fortalece trabalho na base e colhe bons frutos nas disputas da temporada

Clube treina cerca de 200 crianças desde os 4 aos 17 anos e representa o município em vários campeonatos em Santa Catarina, atualmente as equipes jogam em três competições, a Copa Regional da Amizade, a Copa Acef e o Catarinense Infantil, representando o Brusque FC.

por Sidney Silva
0

Com o ano próximo ao fim, também se aproxima o fim da temporada de competições para uma das principais escolinhas de futebol de Brusque, o Santos Dumont. O clube treina cerca de 200 crianças desde os 4 aos 17 anos e representa o município em vários campeonatos em Santa Catarina, atualmente as equipes jogam em três competições, a Copa Regional da Amizade, a Copa Acef e o Catarinense Infantil, representando o Brusque FC.

O diretor de futebol do clube, Andreone Reis, conta que mesmo com o grande volume de crianças que atende, ainda consegue perceber a evolução de cada uma das equipes. “Todas as equipes, independente dos resultados, vêm evoluindo sempre, todas tem um bom desempenho. Observamos que as crianças evoluíram bastante. É um grande número de crianças e é difícil, mas estamos vendo o crescimento de cada um”, comemora. Veja o desempenho do time nas três competições da temporada.


Copa Acef

O Santos Dumont participa desta competição com outros clubes brusquenses, o Carlos Renaux, Laboratório CAP SC, Paysandú e Guarani. O clube representa Brusque nas categorias Sub-11, 13 e 15 e em duas delas já tem a vaga praticamente garantida para a segunda fase.

O Sub-11 é uma delas, que está em oitavo lugar na tabela da competição. Faltando ainda duas rodadas para o fim da primeira fase, a equipe conta com 17 pontos feitos em 10 partidas das quais venceu cinco, empatou duas e perdeu três. A posição coloca o clube entre as classificados para a próxima fase, sendo o único entre os brusquenses.

A equipe Sub-15 está ainda melhor, na segunda posição da tabela e lutando pelo primeiro lugar. O time venceu nove dos 12 jogos em que participou, empatou dois e perdeu um, ficando com 29 pontos. Essa pontuação representa um empate com o líder, Tupi, de Gaspar, que está na frente pelo saldo de gols, 18 contra os 17 do Santos Dumont.

Os meninos do Sub-13 são os com menos chances de classificação para a próxima fase. Na 11° posição, a equipe tem 19 pontos, feitos com seis vitórias, um empate e sete derrotas em 14 jogos. O time ainda tem chance de se classificar, mas depende de muitas variáveis, conforme comenta Andreone. “Eles fizeram uma competição boa, mas as equipes estão muito fortes. O time ainda tem chance de ficar entre os oito classificados, mas infelizmente depende de vários resultados para isso”, analisa.


Campeonato Catarinense

O clube do bairro Santa Terezinha também é o representante do Brusque FC no Campeonato Catarinense Infantil da Série A. Nesta competição, o Santos Dumont joga com a camisa brusquense na categoria Sub-15 e tem três atletas que já passaram pela base da equipe na categoria Sub-17. Faltando três rodadas para as quartas de final, ambos os times estão na beirada da tabela de classificação, em oitavo e sétimo lugar, respectivamente, mas as equipes apresentam evolução, com alguns resultados de respeito, como as vitórias sobre Figueirense e Tubarão fora de casa.

A equipe Sub-15, oitava colocada, caso se mantenha nessa posição está classificada para a próxima fase. Com 18 pontos, o time conseguiu cinco vitórias, três empates e nove derrotas em 17 partidas. Já o Sub-17, que está em sétimo lugar, soma 23 pontos feitos em 17 jogos. Foram sete vitórias, dois empates e oito derrotas. Assim como os companheiros mais jovens, os atletas precisam manterem a posição durante as próximas partidas para seguirem para as quartas de final. Restam ainda três jogos para cada equipe.

Copa da Amizade

Faltando apenas duas rodadas para o fim da competição que coloca os pequenos atletas do Sub -7 e 9 sob o holofote, ambas as equipes do Santos Dumont brigam pelo título, conforme ressalta Andreone. “O Sub-7 está liderando a competição e o Sub-9 também está brigando para se sagrar campeão. Já foram quatro rodadas, só faltam duas e a próxima será em Itajaí”, comenta.