Home Basquete Bicudo exalta título estadual do basquete de Brusque após dois vices consecutivos

Bicudo exalta título estadual do basquete de Brusque após dois vices consecutivos

Desde 2013, quando foi campeão pela última vez, a equipe brusquense não vencia a competição, ficando atrás justamente da equipe adversária. No ano passado, a dor foi ainda pior, já que Blumenau fez a festa justamente dentro da casa brusquense. O próprio presidente da FCB, Oscar Archer, comenta que a final de 2016 talvez tenha sido o troco de Brusque após perder duas vezes para os rivais nas últimas decisões.

por Sidney Silva
0

O título do Campeonato Estadual de Basquete Adulto conquistado por Brusque no sábado (5) diante Blumenau foi muito festejado pelos atletas e dirigentes brusquenses (Clique aqui e veja como foi a partida). Desde 2013, quando foi campeão pela última vez, a equipe brusquense não vencia a competição, ficando atrás justamente da equipe adversária.

No ano passado, a dor foi ainda pior, já que Blumenau fez a festa justamente dentro da casa brusquense. O próprio presidente da FCB, Oscar Archer, comenta que a final de 2016 talvez tenha sido o troco de Brusque após perder duas vezes para os rivais nas últimas decisões. 

“Como no ano passado Blumenau, de uma maneira técnica, robusta, foi lá em Brusque e tomou o título de Brusque, eu não sei se foi um troco da moeda, mas deu para perceber que o time de Brusque veio ferido, vacinado e jogou o basquete que sempre jogou, cadenciado, tem uma equipe mais adulta, enquanto Blumenau, com a garotada, percebi que se desequilibrou mais no aspecto emocional”, disse Archer, que comemorou o encerramento de um dos torneios mais difíceis dos últimos anos com chave de ouro. Foram quase mil jogos em todas as categorias.

“A federação está feliz com sua equipe, pelo trabalho, acho que nosso grande parceiro que é a Trimania tem recebido um retorno a altura dos investimentos feitos. Esse fomento é muito importante, pois sem ela (Trimania) não estaríamos realizando tudo isso e alcançando todos esses números que chegamos esse ano”.

Título na superação
Um dos atletas mais experientes da equipe, Gigante comenta que o time precisou se superar, mesmo terminando em primeiro em todas as fases da competição. Derrotas em casa para Joinville e Blumenau (as únicas em toda a competição), colocaram o trabalho em xeque. “Aquilo nos mostrou que algo tinha que melhorar e a gente melhorou. Mudamos nossa atitude, nosso empenho. Conseguimos agora fazer bons jogos e graças a Deus a recompensa veio”, comenta ele, que não deixou de valorizar a força do adversário. “Ganhamos o título de uma forte equipe. Nosso time está de parabéns pelo conjunto. Só quero agradecer a todo mundo que nos ajuda e apoia”.

“Esse título é para todo o povo de Brusque”, diz Bicudo
O técnico Alexandre Barros, o Bicudo, era um dos mais eufóricos após a conquista da taça, seu primeiro estadual como comandante da equipe de Brusque. O treinador tratou de exaltar os atletas, segundo ele, os “grandes guerreiros” da conquista. “Não tem ninguém que mereça mais do que eles. Viemos aqui dentro e ganhamos contra tudo e contra todos. É o décimo jogo invicto. Isso que é a garra de Brusque”, diz.

Bicudo ofereceu o título aos torcedores e comunidade brusquense de forma geral. “Isso é para o povo de Brusque. Muita gente acreditou, e quem não acreditou, agora, como diz o Zagalo (ex-treinador da seleção brasileira de futebol), vai ter que nos engolir”, comemora.

Quem também comemorou muito foi Zurico Frota, supervisor e responsável pela equipe da AD Brusque. “É uma satisfação ver a nossa equipe, patrocinadores, fundação, vocês da imprensa, sempre juntos com a gente, e esses guerreiros aí. Nas adversidades que tivemos, problemas de patrocínio, parte alimentar, médica, fomos nos superando. Treinando num horário que é difícil, pessoal voltando depois de um dia de trabalho. Acho que esse título é mais do que merecido”, diz Zurico, que ressaltou o grande ano para o basquete brusquense. “A equipe foi bem durante o ano todo. Aliás, mais uma vez o basquete de Brusque faz um grande ano: bicampeão da Taça FCB, vice da Supercopa Brasil, agora o título estadual. Infelizmente os Jogos Abertos não vão acontecer, mas tínhamos certeza que também iriamos buscar e honrar a camisa de Brusque”.

Fotos: Sidney Silva/EsporteSC e Henrique Santos/FCB