Home Basquete Blumenau e Joinville são os campeões da Copa SC de Basquete Adulto

Blumenau e Joinville são os campeões da Copa SC de Basquete Adulto

Os donos da casa levaram o primeiro lugar com o time feminino, que na grande decisão, no último jogo do quadrangular final, venceu Chapecó. Já no masculino, o time local bem que tentou fazer frente a equipe joinvilense, mas foi o clube do norte do estado que venceu ao fim dos quatro períodos

por Sidney Silva
0

A Copa SC de Basquete Adulto encerrou neste domingo (29) em Blumenau com os títulos dos anfitriões e de Joinville. Os donos da casa levaram o primeiro lugar com o time feminino, que na grande decisão, no último jogo do quadrangular final, venceu Chapecó. Já no masculino, o time local bem que tentou fazer frente a equipe joinvilense, mas foi o clube do norte do estado que venceu ao fim dos quatro períodos. O terceiro lugar ficou com o Projeto Basquete Rio do Sul, que no jogo preliminar venceu o Independente|São José por 66 a 38. A equipe do Alto Vale do Itajaí ainda teve o destaque da competição, Eric Nasser, e o cestinha, Iago Dionísio.

Blumenau vence Chapecó no feminino
O título blumenauense veio sem dificuldades entre as mulheres. Depois de vencer o Colégio Salesiano, de Itajaí, por 79 a 32, na estreia, e posteriormente a Sociedade Ginástica Joinville, por impressionantes 80 pontos de diferença (100 a 20), a equipe teve na manhã de domingo o principal desafio. Assim como as mandantes, Chapecó também não teve dificuldades para superar Itajaí e Joinville, com placares de 91 a 29 e 84 a 41, respectivamente.

Mas, no duelo derradeiro, Blumenau confirmou o favoritismo e venceu sem sustos. Já no intervalo, o time da casa tinha uma diferença bem confortável (41 a 20). A diferença ainda aumentou, até que a equipe consolidou o triunfo com o placar final de 71 a 49. Além da conquista, Blumenau ainda teve a cestinha e a atleta Letícia como destaque da competição. “Estou muito feliz com a vitória e fiquei surpresa por ser destaque. É uma alegria enorme”, comenta a última, que já projeta agora a participação blumenauense no campeonato estadual”. “Ainda está faltando as pivôs que vão chegar para reforçar nosso time. Mas a expectativa é muito positiva. Vamos com tudo para o estadual”, afirma.


Joinville triunfa sobre anfitriões no masculino

Pelo naipe masculino, um duelo de duas grandes escolas do basquete catarinense decidiu a competição. Ao fim, quem levou a melhor foi o time de Joinville, que muito forte na defesa, neutralizou o mais experiente time de Blumenau para vencer o adversário por 70 a 55. Foi um jogo muito estudado, com certo equilíbrio em boa parte da partida. Tanto é que, ao fim do terceiro período, a vantagem de Joinville era de apenas seis pontos (48 a 42), apenas dois pontos a mais do que a diferença que separavam as equipes no intervalo (33 a 29).

Mas, no último período, quando Blumenau precisou ir com tudo ao ataque e ficou vulnerável defensivamente, Joinville aproveitou os erros dos donos da casa para dilatar o placar sem correr grandes riscos. Com 70 a 55 no placar, foi só fazer a festa em pleno Galegão. “A gente conseguiu imprimir um sistema defensivo muito forte. Enfrentamos um adversário de muita qualidade, tanto individual como em grupo, e conseguimos baixar a pontuação deles para 55 pontos, e manter nossa média em cerca de 70, por isso saímos vitoriosos”, comenta o técnico campeão, George Salles.

O treinador aproveitou a oportunidade para enaltecer o trabalho que vem sendo feito no basquete joinvilense, e também o apoio da Federação Catarinense de Basketball (FCB). “Atualmente, 70% dos nossos jogadores são da base do basquete de Joinville. Por isso, gostaria de agradecer ao empenho dos atletas, a diretoria do clube e aos nossos patrocinadores, pois sem eles não seria possível fazer basquete na cidade. Gostaria de agradecer também ao seu Oscar Archer (presidente da FCB), uma pessoa que há anos vem lutando para colocar o nosso basquete no lugar onde está, nos proporcionando disputar campeonatos de nível e um estadual com a maior quantidade de equipes do país”, ressalta.

Foco agora é o Catarinense
Com o fim da Copa SC, os times se preparam agora para a principal competição da temporada em nível estadual: o Campeonato Catarinense Adulto. A disputa, em ambos os naipes, inicia na próxima quinta-feira (2), em Blumenau, onde será realizada a abertura da competição. Participam 14 equipes no naipe masculino e outras 10 no feminino.

O presidente da Federação Catarinense de Basketball, Oscar Archer, que acompanhou as decisões e premiou as equipes da Copa SC, destaca que a competição foi uma prévia do que deve ser o Campeonato Estadual. “Tivemos bons jogos e agora poderemos medir a força das equipes no Campeonato Catarinense. Foi uma boa prévia do que vem pela frente já a partir desta quinta-feira”, projeta.

Fotos: Diego Sestrem|Level Comunicação|FCB