Pelo segundo ano consecutivo, Santa Catarina recebe a grande decisão do Campeonato Brasileiro Masculino de Basquete, promovido pela CBB. Em 2021, Brusque foi a sede do Final Four e dessa vez será o local da grande decisão será o Ginásio do Galegão, em Blumenau.
O Flamengo Blumenau é o representante catarinense na disputa pelo título e enfrenta o Liga Sorocabana (SP), nesta quinta-feira (5), às 19h30, pelas semifinais da competição. A outra semifinais é entre o São José (SP) e AZ Araraquara (SP). A decisão é no sábado, às 11h15, com disputa do bronze às 9h. Tudo com transmissão do Band Sports e na internet pelo canal do Live Basketball BR e Arquibancada Esporte Clube.
O Flamengo Blumenau chega com a melhor campanha da competição com 12 vitórias consecutivas e apenas 2 derrotas, uma delas contra o próprio LSB (9-5), adversário desta quinta-feira. Já na outra semifinal tem o São José Basketball (11-3), time que eliminou o Brusque Basquete nas quartas de final, contra o Araraquara (12-2). Os confrontos prometem ser disputados.
“O Brasileirão vem se fortalecendo a cada ano, aumentando o nível, por isso enxergo como uma competição importantíssima para todos que se envolvem, tanto jogadores e comissão técnica. Com certeza é uma disputa que só tem a crescer. Mérito da Confederação que vem incentivando muito, buscando patrocínios e na luta de verdade pra colocar grandes clubes do basquete brasileiro”, falou o técnico de Blumenau, André Germano, para a CBB.
O Flamengo Blumenau é o atual vice-campeão do Campeonato Brasileiro, em 2021 foi derrotado pelo União Corinthians (RS), hoje no NBB. Com experiência de decisão e com a base mantida para este ano, hoje o time busca dar um passo a mais para chegar ao título, mas antes tem que passar pelas semifinais.
“Sabemos que a equipe de Sorocaba é uma equipe completa e muito bem trabalhada. Então, estamos estudando todos os pontos positivos pra levar vantagem nessa partida. O campeonato é bem competitivo e sabemos do excelente nível dos jogadores”, completou Germano.
Apoio que faz o basquete crescer
Esta também é a segunda decisão de Liga Nacional que o Ginásio do Galegão recebe em dois anos. Em 2021, o Ginásio foi o local da final da Liga de Basquete Feminino (LBF) entre o Basquete Feminino Blumenau e o Ituano, com as blumenauenses ficando com a prata – a equipe é a atual terceira colocada da LBF 2022. Somando o Brasileiro do ano passado, três
A massiva participação dos times de Santa Catarina nas competições e sediando etapas têm o apoio da Federação Catarinense de Basketball (FCB) em parceria com a Trimania, que veem a oportunidade para difundir o basquete no estado e fomentar crianças e adolescentes a seguirem pelo caminho.
“Ao trazermos essas competições para o estado, a gente consegue aproximar o basquete de alto rendimento do nosso público e criar essa cultura da torcida comparecer ao ginásio, criar vínculos com os jogadores e os times. Os jovens atletas veem a possibilidade de serem profissionais e, quem ainda não joga tem um estímulo a mais para começar. Sem contar o prestígio da arbitragem catarinense que mostra que é possível seguir uma carreira aqui em SC. Todos saem ganhando”, falou o presidente da FCB Fábio Deschamps.
Foto: CBB