Home Basquete Bronze que vale ouro: Colégio São Luiz fica em terceiro no Estadual de Basquete Sub-12

Bronze que vale ouro: Colégio São Luiz fica em terceiro no Estadual de Basquete Sub-12

Disputando a fase final da competição com outras 13 equipes, os meninos de Brusque fizeram grandes jogos, até a semifinal diante de Florianópolis, equipe que acabou com o título de campeã ao vencer a Apab/DME/PU/Clube Concórdia na grande decisão.

por Sidney Silva
0

Os atletas do basquete de Brusque ficaram muito perto de se consagrarem como os melhores do estado neste fim de semana. Jogando em casa pelo campeonato estadual da categoria Sub-12, o time da AD Brusque/Colégio São Luiz ficou fora da final por detalhes, mas garantiu com tranquilidade a terceira colocação.

Disputando a fase final da competição com outras 13 equipes, os meninos de Brusque fizeram grandes jogos, até a semifinal diante de Florianópolis, equipe que acabou com o título de campeã ao vencer a Apab/DME/PU/Clube Concórdia na grande decisão.

A campanha
Após superarem Criciúma, São Miguel do Oeste, Rio do do Sul e Xaxim (ver resultados abaixo), os meninos de Brusque encararam os da capital no domingo (25) pela manhã. A equipe dirigida pelo professor Luizão foi empurrada pela torcida e chegou a abrir mais de dez pontos de diferença. O time teve o domínio do confronto durante praticamente todo o jogo. No último período, no entanto, os brusquenses erraram demais e permitiram uma improvável reação do adversário, que venceu o duelo pela diferença mínima de dois pontos. A virada veio apenas no último minuto de partida: 46 a 44 para Florianópolis.

Fora da disputa pelo título, restou aos atletas de Brusque a briga pelo terceiro lugar. E, dessa vez, os meninos da casa não deram sopa para o azar. Bem superiores em quadra sobre os adversários de São Miguel do Oeste, atuais campeões da categoria, os brusquenses começaram atrás, mas viraram a partida ainda no primeiro período, encerrado em 14 a 6. A partir disso, a diferença a favor de Brusque só aumentou até os atletas finalizarem o jogo em 45 a 18.

Luizão enaltece desempenho da equipe
Ao fim da competição, o técnico Luiz Gulini, o Luizão, valorizou o desempenho dos atletas, apesar de lamentar que o time tenha ficado fora da disputa pelo título ao cair nas semifinais. “Foram dois pontos de diferença, o basquete é emocionante até o fim, e o grande ganho disso tudo é poder ensinar os alunos a respeitarem, participar, ganhar e perder. É formar cidadãos”, destaca.

Luizão diz estar orgulhoso dos atletas, que chegaram entre os melhores em uma competição de alto nível. “É de grande valia esse terceiro lugar. A gente avalia como excelente ser a terceira melhor equipe do estado. É algo muito importante para os atletas e também para a gente, nessa vida de professor, treinador, psicólogo, por que a gente para esses meninos é de tudo um pouco”, observa.

Por fim, o treinador agradeceu ao apoio do Colégio São Luiz, a parceria com a AD Brusque e também a Fundação Municipal de Esportes de Brusque. “É um conjunto de esforços que faz tudo isso aqui acontecer. Ainda faltam bastante coisas, mas o pouco que a gente faz já dá um resultado. Não somente no basquete, mas nas outras modalidades”, diz. “Precisamos fazer investimentos na formação humana, e ensinar esses atletas a saber respeitar e participar para que no futuro sejam cidadãos de bem. Acho que a sociedade precisa dessa transformação e nessa idade a gente ainda consegue fazer esse trabalho”, finaliza.

O presidente da Federação Catarinense de Basketball, Oscar Archer, enalteceu o espírito de disputa da competição que iniciou há cerca de cinco meses com 26 equipes. “Tivemos todo mundo participando de um processo de cinco meses praticamente e esse final feliz com todos os pais juntos, colaborando, se divertindo e os jogos acontecendo da melhor forma possível, com bastante tranquilidade e sem um incidente qualquer, isso justifica os meios e os fins daquilo que a gente se propôs”.

Veja como foi a campanha dos atletas do São Luiz

1ª fase – Sexta-feira (23)
AD Brusque/Colégio São Luiz 49×23 Criciúma BC
AD Brusque/Colégio São Luiz 45×28 Abasmo/Pref. Municipal/La Salle Peperi (São Miguel do Oeste)
Sábado (24)
AD Brusque/Colégio São Luiz 57×15 Projeto Escola Basquete/Abavi/FMD Rio do Sul

Quartas de finais
AD Brusque/Colégio São Luiz
45×23 CB Xaxim

Domingo (25)
Semifinal

AD Brusque/Colégio São Luiz 44×46 IBBC/Cefid/Udesc (Florianópolis)

Decisão do 3º lugar
AD Brusque/Colégio São Luiz
45×18 Abasmo/Pref. Municipal/La Salle Peperi (São Miguel do Oeste)

Final

IBBC/Cefid/Udesc (Florianópolis) 47×36 Apab/DME/PU/Clube Concórdia

Confira abaixo as imagens da premiação – Créditos: Sidney Silva/EsporteSC.com