O herói Mineiro que ajudou a salvar a vida de um homem há pouco mais de uma semana, voltou a ser herói neste domingo (3). Desta vez, o feito foi dentro de campo. O atleta fez grande partida e marcou o gol que praticamente carimbou o ingresso do Bruscão para a Série D. Em partida prejudicada pelo gramado molhado, os dois times não criaram muitas oportunidades claras de gol. Porém, o Brusque foi superior e fez por merecer a vitória por 1 a 0 sobre o Avaí no Augusto Bauer.
Com o resultado, o Bruscão abriu 8 pontos para o Camboriú, com 9 ainda em disputa. Sendo o primeiro entre os clubes que brigam pela Série D, a combinação necessária para tirar o quadricolor da competição nacional é praticamente impossível de acontecer. Para garantir matematicamente o ingresso ao torneio, o Brusque joga no próximo domingo (10), contra o Guarani, em Palhoça.
Confira a classificação do campeonato após a rodada
O jogo
O Brusque foi superior em boa parte da primeira etapa. Logo aos 5 minutos, Ruan tentou pro gol, mas mandou longe demais da meta do goleiro Renan. Com 9 minutos, lateral cobrado na área, falha da defesa azul e Mineiro ficou com a sobra da entrada da área para bater bem cruzado. O arqueiro Renan aceitou, espalmando pra dentro – 1 a 0 Bruscão.
O Avaí seguia sem criar absolutamente nada e, aos 15, linda jogada de Adãozinho que deixou Eliomar sem goleiro sem nada para perder o tento de maneira inacreditável. Para a sorte do atleta do quadricolor, foi anotado impedimento.
O time da capital chegou pela primeira vez aos 17 minutos, e que chegada. Rômulo foi lançado na área e bateu a queima roupa para uma grandiosa defesa de João Paulo. O goleiro brusquense teve que trabalhar novamente aos 24, em chute de média distância de Diego Jardel, João Paulo agarrou firme.
No lance seguinte, Ruan Tentou de longe e Renan quase se complicou novamente, espalmando de maneira estabanada. Aos 31 minutos, confusão entre Cleyton e William, os dois foram amarelados. Avaí e Brusque ainda pressionaram um pouco, mas sem chutar ao gol. A primeira etapa começou quente, mas terminou morna. O Bruscão foi para o intervalo na frente: 1 a 0.
Etapa final
O Avaí começou o segundo tempo pressionando. Logo no segundo minuto, Diego Jardel carregou e bateu por cima com algum perigo, a bola passou por cima. Aos 5, foi a vez de Caio César fazer boa jogada e bater travado pela zaga para defesa tranquila de João Paulo. A chuva começou a apertar e o campo foi ficando prejudicado.
Com 7 minutos, resposta do Bruscão veio com duas grandes chances de Carlos Alberto. Na primeira, o jogador isolou. Porém, na segunda, um grande chute para fazer Renan trabalhar. Cinco minutos depois, passe de Alemão e Eliomar saiu na cara do gol para finalizar. Renan, mais uma vez, fez grande defesa. Aos 14, a bola foi recuada para João Paulo que se atrapalhou sozinho, caiu no chão, mas se recuperou a tempo. O atacante do Avaí chegava para marcar o gol.
O time da capital voltou a assustar com Rômulo, aos 20 minutos. O atleta dominou, girou e bateu da meia lua, a bola raspou a trave no Augusto Bauer. Na sequência, Mauro Ovelha fez a primeira substituição na partida. Saiu Ruan e entrou Neguette. Aos 25 minutos, foi a vez do meia Paulinho, com atuação apagada, sair para a entrada do atacante Eydison.
O técnico Silas também colocou um atacante no lugar de um jogador de meio campo para tentar pressionar. Tauã entrou no lugar de Caio César, aos 32 minutos. Com 36, Lucas Fernandes caiu na área pedindo pênalti, o árbitro deu foi o amarelo por simulação. Evandro marcou dois pênaltis contra o Brusque em jogo contra o Figueirense na primeira rodada (um deles simplesmente absurdo), desta vez a história foi diferente.
No lance seguinte, foi a vez de Neguette tomar cartão amarelo por falta mais dura sobre Iury. Aos 43, Mauro fez a última mudança no quadricolor. Eliomar saiu para a entrada de João Neto. Não houve mais tempo pra nada, o Avaí nem sequer foi capaz de pressionar em busca do empate. A peleja foi encerrada com 1 a 0 para o Brusque.
FICHA TÉCNICA
BRUSQUE (1)
João Paulo, Alemão, Cleyton, Mauricio, Mineiro, Adãozinho, Ruan (Neguette), Carlos Alberto, Eliomar (João Neto), Assis e Paulinho (Eydison). Técnico: Mauro Ovelha
Avaí (0)
Renan, Renato, André Santos, Gabriel, Vitor Costa, Judson, Braga (Lucas Fernandes), Caio César (Tauã), Diego Jardel (Iury), Romulo e William. Técnico: Silas
Gol: Mineiro, aos 9 minutos do primeiro tempo.
Cartões Amarelos: Cleyton (B), William (A), Braga (A), Gabriel (A), Lucas Fernandes (A), Neguette (B),
Arbitragem: Evandro Tiago Bender, auxiliado por Neuza Inês Back e Clair Dapper
Local: Estádio Augusto Bauer, Brusque