Home Basquete Brusque Basquete estreia diante do Londrina no Campeonato Brasileiro

Brusque Basquete estreia diante do Londrina no Campeonato Brasileiro

Competição inicia para o time brusquense em 23 de fevereiro, em duelo que será realizado em Goiânia

por Sidney Silva
0

O Brusque Basquete já tem data para entrar em quadra e adversário definido na estreia do Campeonato Brasileiro de Basquete Adulto. A competição inicia para o time brusquense em 23 de fevereiro quando a equipe encara o Londrina Basketball.  

O jogo será realizado em Ponta Grossa, que será sede do turno. Já o returno ocorrerá em Brusque, de 23 a 28 de março. Além de Brusque e Londrina, estão na Conferência Rubens Garcia as equipes do NBPG Ponta Grossa (PR), ADRM Maringá (PR), União Corinthians (RS) e Basquete Joinville (SC).

Sobre a competição
A competição inicia em 8 de fevereiro com o confronto entre Apab/Blumenau e Osasco Basket. O jogo, válido pela Conferência Gérson Victalino ocorre em Goiânia. Outro catarinense que entra em quadra no mesmo dia é o Blackstar/Unisociesc. Atual campeão estadual, a equipe de Joinville enfrenta o Vila Nova/AEGB às 20h. Pouco antes, pela mesma chave, jogam Anápolis Vultures e Botafogo.

Formato de disputa
O Brasileirão terá 12 equipes, de seis estados, e o torneio terá ao todo 80 partidas. Na primeira fase, os times jogam dentro das suas Conferências (Gerson Victalino e Hélio Rubens Garcia) em turno e returno. Os dois primeiros de cada grupo se classificam para as quartas de final. Os outros disputam a segunda fase para classificar mais quatro times para as quartas de final, que serão em melhor de três partidas. Os quatro classificados farão o Final Four, em sede única, para definir o campeão do Brasileiro.

A competição tem três regiões do país, com Botafogo, Stock Med/União Corinthians e o Vila Nova/AEGB, todos com títulos nacionais em sua história. De Santa Catarina, confirmaram presença o Joinville Basquete, o Blackstar/Unisociesc, Brusque/ARADEFE e Blumenau Basquete. Do Paraná, estão garantidos ADRM Maringá, Londrina Basketball e o NBPG Ponta Grossa, atual campeão do Brasileiro. De São Paulo, o representante é o Osasco Basket. Completa a lista o Anápolis Vultures, de Goiás.

Sedes fixas no Brasileirão
A novidade de disputa por sedes fixas no turno e returno foi aprovada pelos clubes e visa dar mais segurança aos atletas e todo o ecossistema do basquete diante dos últimos gráficos da pandemia da COVID-19, que cresce praticamente em todo o Brasil e dificulta projeções. Todas as equipes deverão seguir os protocolos de Retorno ao Esporte estabelecidos pela Confederação Brasileira de Basketball e pelas áreas de saúde dos municípios e Governo Federal.

Nos próximos dias, a CBB vai divulgar o formato de transmissão dos jogos do Campeonato Brasileiro adulto masculino.

CONFERÊNCIA GERSON VICTALINO

TURNO

1ª rodada
8 de fevereiro – 14h – Osasco Basket x Blumenau Basquete
8 de fevereiro – 17h – Anápolis Vultures x Botafogo
8 de fevereiro – 20h – Vila Nova/AEGB x Blackstar/Unisociesc

CONFERÊNCIA HÉLIO RUBENS GARCIA

TURNO

1ª rodada
23 de fevereiro – 14h – Brusque/ARADEFE x Londrina Basketball
23 de fevereiro – 17h – Stock Med/União Corinthians x Basquete Joinville
23 de fevereiro – 20h – NBPG Ponta Grossa x ADRM Maringá

CLUBES

Conferência Gérson Victalino

Botafogo Futebol e Regatas (RJ)
Basket Osasco (SP)
Anápolis Vultures (GO)
Vila Nova/AEGB (GO)
Basquete Blumenau (SC)
Black Star Basquete (SC)

Conferência Hélio Rubens

NBPG Ponta Grossa (PR)
ADRM Maringá (PR)
Londrina Basketball (PR)
União Corinthians (RS)
Basquete Joinville (SC)
AD Brusque (SC)

LOCAIS

Sede – Goiânia (GO) – Vila Nova/AEGB
Sede – Rio de Janeiro (RJ) – Botafogo Futebol e Regatas
Sede – Ponta Grossa (PR) – NBPG Ponta Grossa
Sede – Brusque (SC) – AD Brusque