O Brusque Futebol Clube deu um passo decisivo em sua história ao convocar uma reunião extraordinária do Conselho Deliberativo, marcada para o dia 30 de janeiro de 2025, na sede do Hotel Estação 101, em Brusque. Além disso, haverá, na sequência, uma Assembleia Geral Extraordinária destinada à discussão da transformação do clube em Sociedade Anônima do Futebol (SAF) e à possível aprovação da venda de 90% do capital social da SAF.
De acordo com o diretor executivo do clube, André Rezini, a efetivação da venda só ocorrerá caso o investidor interessado oficialize sua proposta até a data da reunião. O empresário Rubens Takano, sócio da empresa Delta, do setor de energia, é o único interessado, até o momento, na aquisição da SAF do Brusque, com negociações em estágio avançado, conforme adiantou EsporteSC em matéria exclusiva. “Estamos nos antecipando porque este investidor foi o único que, até o momento, mostrou o interesse real. Se tudo se consolidar, a venda poderá ser aprovada já no dia 30”, confirma Rezini.
Estrutura e profissionalização
André Rezini justificou a medida, afirmando que o Brusque chegou ao seu limite financeiro e estrutural, tornando inviável competir em alto nível no modelo atual de gestão. “Estamos tomando essa decisão porque o Brusque não tem mais condições de entregar futebol competitivo com o orçamento e a estrutura atuais. Sempre fizemos muito com pouco, mas, infelizmente, o orçamento não acompanhou os resultados de campo. Hoje, a realidade do futebol é outra: muitas equipes já migraram para o modelo SAF. Ou o Brusque se profissionaliza, ou a situação tende a piorar ainda mais”, explica.
Hoje, a realidade do futebol é outra: muitas equipes já migraram para o modelo SAF. Ou o Brusque se profissionaliza, ou a situação tende a piorar ainda mais
André Rezini, diretor Executivo do Brusque FC
O dirigente diz que a venda do clube é o melhor caminho para um Brusque mais forte no futuro e defende que a diretoria tem procurado entregar o Marreco a uma empresa séria e que possa fazer o clube evoluir. Questionado pela reportagem de EsporteSC porque o mesmo grupo de Takano não teve êxito na aquisição de outros clubes, com propostas rechaçadas na Portuguesa Santista, São Bento e Comercial de Ribeirão Preto, Rezini destacou que há muitos bastidores do futebol que não podem ser revelados, mas que houveram situações em algumas negociações que desagradaram o empresário, que é uma pessoa muito séria. “Puxamos todas as informações desse investidor, falamos com empresários e tudo que levantamos é que é um cara muito sério e correto”, diz. Segundo o diretor, além do investimento no futebol, que serão superiores as receitas projetadas para entrar no clube, o Marreco também solicitou na negociação da SAF um investimento num Centro de Treinamento orçado em R$ 10 milhões, além da construção de um estádio para o clube. “Se tudo der certo, temos certeza que vamos entregar um presente para a cidade de Brusque”, projeta.
Tentativas anteriores (Havan e Bompack)
Antes de avançar com o empresário Rubens Takano, a diretoria do Brusque buscou outros investidores. No fim de 2024, foram realizadas reuniões com Luciano Hang, proprietário da Havan, e seu filho, Lucas, mas não houve interesse na compra da SAF. “Apresentamos o momento do Brusque e tudo o que foi construído, deixando disponível a possibilidade de participação tanto no modelo associação quanto de uma SAF. Mas não houve interesse. Ele (Luciano) disse que vai focar nas lojas e que apoia qualquer decisão que a diretoria tomar”, revela Rezini.
Na mesma época, outra tentativa foi feita com Denízio Nascimento, da Embrast, mas o empresário também declinou. “Ele agradeceu, parabenizou a diretoria pelo trabalho e também se mostrou solidário à decisão que for tomada”, comenta o dirigente.
Futuro da gestão
Rezini afirma que, independentemente do resultado da reunião, tanto ele quanto seu pai, Danilo Rezini, atual presidente do clube, deixarão seus cargos ao final do mandato, em dezembro de 2025. Ele fala do desgaste ao longo deste tempo e também de algumas críticas que considera injustas. “Não vou falar com nenhum conselheiro. Cada um está livre para votar como quiser. Meu ciclo no Brusque se encerra, independentemente do que aconteça. Estou cansado e seguirei para outros segmentos no futebol. No Brusque, entendo que já entreguei minha parte”.
O dirigente também pontuou o trabalho realizado desde 2008, quando assumiram o clube, que estava na Série B do Campeonato Catarinense. “Pegamos um Brusque em 2008, sem nada e na Série B do Catarinense. Hoje estamos entregando na Série C do Brasileiro, com conquistas expressivas. Saímos da posição de 294 no ranking da CBF, e hoje estamos praticamente entre os 30 melhores do país. Mas agora os tempos são outros, e a realidade é muito diferente para mantermos o Brusque competitivo”, finaliza.
Reunião do Conselho Deliberativo
A Reunião Extraordinária do Conselho Deliberativo está marcada para as 18h00 em primeira convocação e 18h30 em segunda convocação. Os temas a serem discutidos incluem:
- Aprovação e autorização para a transferência de bens e/ou direitos do Brusque Futebol Clube à sociedade empresária a ser constituída ou com participação societária;
- Aprovação e autorização para alterações na participação societária do clube;
- Outros assuntos gerais.
Assembleia Geral Extraordinária
Já a Assembleia Geral Extraordinária, destinada aos associados do clube, acontecerá às 19h30 em primeira convocação e 20h00 em segunda convocação. Entre os principais temas da Ordem do Dia estão:
- Aprovação da constituição da SAF ou conversão de pessoa jurídica previamente constituída em SAF;
- Validação de um Acordo de Investimento e Transferência da Atividade Futebol;
- Transferência de bens e direitos ligados à atividade de futebol para a SAF;
- Aprovação na alteração da participação Societária do Brusque FC
- Venda de 90% do capital social da SAF para um investidor;
- Concessão de poderes à Diretoria Executiva para negociar cláusulas e ratificar conversas já realizadas.
- Outros assuntos gerais.
Fotos – Daniel Fachinelli/ BFC