Brusque estreia no Catarinense diante da Chape nesta terça (6); saiba mais

Chapecoense e Brusque fazem a partida de abertura do Campeonato Catarinense 2026. A bola rola pela primeira rodada do Estadual nesta terça-feira (6), às 19h00, na Arena Condá, em Chapecó

por Rafael Alves
0

O Brusque Futebol Clube estreia no Campeonato Catarinense 2026 nesta terça-feira (6), fora de casa. O Quadricolor enfrenta a Chapecoense, às 19h00, na Arena Condá, em Chapecó, no jogo que abre oficialmente a competição.

Vivendo mais uma temporada na Série C do Campeonato Brasileiro, o Brusque inicia o Estadual com o objetivo de voltar a figurar entre os primeiros colocados, garantir vaga na Copa do Brasil e se aproximar novamente da disputa pelo título. Do outro lado, a Chapecoense retorna à Série A nacional, mas o histórico recente mostra equilíbrio e confrontos decisivos entre as equipes.

Histórico do confronto

Ao longo da história, Brusque e Chapecoense se enfrentaram 38 vezes em todas as competições. A Chape leva vantagem, com 21 vitórias, contra oito triunfos do Quadricolor e cinco empates, de acordo com dados do site OGol. Quando o duelo ocorre com mando do Verdão do Oeste, foram 20 partidas, com 11 vitórias da Chapecoense, três do Brusque e seis empates.

Em 2025, os clubes se encontraram duas vezes pelo Campeonato Catarinense. Na primeira fase, a Chapecoense venceu por 2 a 1, no estádio Augusto Bauer. Já nas quartas de final, após empate sem gols no tempo normal, o Brusque acabou eliminado nos pênaltis, por 5 a 4.

Reestruturação e novo comando

Para a temporada de 2026, o Brusque passa por um processo de reestruturação após mudanças no departamento de futebol e a saída de atletas considerados titulares absolutos. O clube aposta em um novo ciclo sob o comando do técnico Higo Magalhães, que retorna ao futebol catarinense após treinar o Camboriú no Estadual de 2023.

Com longa trajetória no Vila Nova-GO, onde atuou por anos como auxiliar técnico e também na base, Higo chega ao Brusque após passagem pelo CSA, clube pelo qual comandou a equipe em mais de 50 partidas.

Reforços e preparação

Pensando no Catarinense, o Quadricolor manteve nomes importantes como Biel e Álvaro e anunciou contratações pontuais. Entre os reforços estão o lateral-esquerdo Raimar Lopes, que conquistou o acesso à Série B com o Náutico em 2025; o zagueiro colombiano Frank Salas, ex-Boyacá Chicó, da primeira divisão colombiana; e o volante Gazão, que disputou a última Série B pelo CRB.

Na preparação para o Estadual, o Brusque realizou dois jogos-treino. O primeiro terminou com derrota por 3 a 1 para o Barra, fora de casa. No segundo teste, a equipe empatou em 0 a 0 com o Joinville, em atividade realizada no Norte do Estado, no dia 30 de dezembro.

Arbitragem

A partida terá arbitragem de Franciel dos Santos Martins, auxiliado por José Roberto Larroyd e Clair Dapper. O quarto árbitro será Jocemar Klein. O VAR ficará sob responsabilidade de Heber Roberto Lopes e Henrique Neu Ribeiro.

Foto: Lucas Gabriel Cardoso/@ocancheiro