Home Basquete Brusque será sede das seleções catarinenses de basquete

Brusque será sede das seleções catarinenses de basquete

O acordo foi oficializado nesta quinta-feira (14). Representando a FCB esteve presente o presidente Oscar Archer e o coordenador de planejamento Jairo Anello. Brusque foi representada pelo superintendente da Fundação Municipal de Esportes, Delmar Tondolo, e pelo diretor-técnico da FME Marcel Paza. O líder do governo na Câmara, Alessandro Simas, também esteve presente, junto com o supervisor da AD Brusque Zurico Frota.

por Sidney Silva
0

A Federação Catarinense de Basketball (FCB) e a Fundação Municipal de Esportes (FME) formalizaram uma parceria que visa reformar parte do setor de alojamentos da Arena Brusque que servirá como uma espécie de sede fixa das seleções catarinenses de basquete no estado.

O acordo foi oficializado nesta quinta-feira (14). Representando a FCB esteve presente o presidente Oscar Archer e o coordenador de planejamento Jairo Anello. Brusque foi representada pelo superintendente da Fundação Municipal de Esportes, Delmar Tondolo, e pelo diretor-técnico da FME Marcel Paza. O líder do governo na Câmara, Alessandro Simas, também esteve presente, junto com o supervisor da AD Brusque Zurico Frota.

Durante pouco mais de meia hora, Archer e Anello fizeram vistorias à parte superior da Arena Brusque, onde ficam os alojamentos das equipes. A ideia da FCB é ocupar dois espaços para o uso da até seis seleções masculinas e femininas, bem como uma sala que deverá ser utilizada pela comissão técnica das equipes. A ideia é que o local seja cedido em forma de comodato, com contrato de pelo menos um ano.

A FCB se compromete a arcar com a pintura e toda a reforma do local utilizado, melhorias que ficarão como legado para o esporte da cidade. Segundo o presidente da FCB, Oscar Archer, em 30 dias a parceria já deve estar totalmente estabelecida, já que ainda restam pequenos detalhes burocráticos. “Feito isso, acredito que a partir de julho a gente tenha condições de trazer bons eventos, pois sempre disse que a cidade de Brusque tem condições de acomodar situações mais do que dois terços de todo o estado. Tem bons alojamentos, ginásio, boas quadras, acomodações e alimentação adequada, além de um bom relacionamento que a gente tem há tanto tempo, desde 1995”, diz Archer, ao justificar o motivo da escolha da cidade brusquense para acomodar as seleções do basquete de Santa Catarina. “Na realidade, não acomodaremos apenas seleções catarinenses, mas também traremos vários outros eventos, como clinicas, cursos, festivais, campeonatos e finais de competições”, completa.

Alessandro Simas agradeceu a federação pela escolha da cidade, lembrando da parceria entre a entidade e o município para outros eventos, como o ocorrido há cerca de duas semanas, quando a federação lançou o projeto Basquete para o Amanhã FCB/Trimania, iniciativa para o fomento da modalidade que vai atender cerca de 2 mil crianças em todo o estado. “Já no ano passado, quando teve as finais das categorias de base, vimos todo o trabalho voltado para participação e não sé competitividade. E é este olhar que faz a diferença para que o esporte possa ser visto de maneira a implementar políticas públicas que possam mudar a realidade dos municípios, estados e até do país”, diz ele.

O parlamentar ainda lembra que a Arena precisa de melhorias em toda a sua parte estrutural e essa parceria viabilizará algumas delas sem onerar o município. “Sem contar que servirá também para atrair outras modalidades quando este espaço não estiver em uso pela federação. A partir do momento que estas seleções estiverem aqui, trabalhando e fazendo a pré-temporada, a cidade de Brusque vai estar em destaque”, observa.

Delmar Tondolo finaliza dizendo que para cidade é muito interessante essa parceria, já que ela possibilita também que outras federações possam olhar a Arena como um local propício para acomodar modalidades esportivas, aproveitando, assim, toda a estrutura do espaço. “Que essa parceria possa servir de exemplo para futuros convênios, ou até mesmo ampliação com a federação, para que possamos ter o outro lado da Arena também com melhorias através de uma parceria como esta que está sendo proposta”.