Home Bicicross Brusquense conquista sétimo título brasileiro de bicicross

Brusquense conquista sétimo título brasileiro de bicicross

Uma das grandes promessas do esporte brusquense , Lucas Moresco Zimmermann, acaba de aumentar sua já enorme coleção de taças. O atleta de 10 anos de idade conquistou o sétimo título brasileiro de sua ainda curta carreira. O atleta foi campeão correndo em Jarinú, São Paulo, neste final de semana.

por Sidney Silva
0

 Uma das grandes promessas do esporte brusquense , Lucas Moresco Zimmermann, acaba de aumentar sua já enorme coleção de taças. O atleta de 10 anos de idade conquistou o sétimo título brasileiro de sua ainda curta carreira. O atleta foi campeão correndo em Jarinú, São Paulo, neste final de semana.

Existem dois Campeonatos Brasileiros de Bicicross. O realizado pela Confederação Brasileira de Bicicross (CBBX) e o organizado pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC). Lucas era o atual tricampeão do torneio da CBBX e com a vitória deste final de semana garantiu o tetracampeonato.

A competição é composta por três etapas: a primeira foi em Goiânia, Goiás, e a segunda em Feira de Santana, na Bahia. Lucas ainda se deu ao luxo de não correr a primeira etapa de 2016. “Existia outra prova no mesmo dia e tivemos que escolher entre uma e outra. Optamos por não participar do Brasileiro, ainda bem que as duas vitórias nas etapas seguintes foram o suficiente para garantir o título”, conta o pai de Lucas e tesoureiro da equipe que o atleta defende, a BBF/Bandeirante, Helcius Zimmermann.  

O título do brusquense foi conquistado na categoria sub-11, como conta o pai. “Os outros três títulos ele ganhou correndo na categoria da idade dele. Desta vez decidimos colocá-lo um ano acima, pois estava correndo muito rápido mesmo e decidimos botá-lo entre os mais velhos para ajudar no seu desenvolvimento. Este ano tem sido abençoado”.

No outro Campeonato Brasileiro Lucas é o atual tricampeão e também briga pelo tetracampeonato. O torneio da CBC tem etapa única e será realizado em Londrina, Paraná, na pista de BMX Supercross do autódromo Ayrton Senna. Lucas vai correr na sub-10. “Este é o torneio mais visado e é mais difícil. Tem muita gente boa se preparando demais para a competição. Vai ser do cacete, mas estamos preparados também”, exclama Helcius.

A equipe BBF/ Bandeirante

Para o Campeonato Brasileiro da CBBX Helcius viajou só com sua família. Porém, no torneio principal, da CBC, a BBF/ Bandeirante vai ter vários representantes. A equipe irá à competição com 17 atletas: 15 homens e duas mulheres. Deles, 6 crianças e 11 adultos. O mais novo é Pedro Henrique Borges Kriegger Fernandes, de 6 anos. O mais velho da turma é Anderson Reis e Silva, de 46.

No ano passado, a BBF conquistou o título brasileiro e vai lutar para mantê-lo. “Estamos indo lá para defender o título, mesmo sabendo que no ano passado foi uma grande surpresa. Pois este é um torneio de altíssimo nível e disputado por muitas equipes ricas, principalmente de São Paulo. E nós com menos recurso financeiro conseguimos. Mas é claro que temos os nossos patrocinadores que nos dão um apoio espetacular”, diz o presidente da equipe.

Helcius ainda explica que nem todos os atletas que defenderão a BBF/ Bandeirante são brusquenses. “Tem três que vêm de fora. Eles estão conosco no Campeonato Paulista e como criaram uma grande afinidade acabamos fazendo esta decisão”. O presidente da BBF é Charles Eisendecker.

A irmãzinha de Lucas

Com apenas seis anos de idade a pequena Helen Moresco Zimmermann começa a competir no mundo do bicicross e participou do Campeonato Brasileiro da CBBX em Jarinú. “Ela ainda está começando, andando devagar. Enfrentou uma menina de oito anos e que já anda há três. Agora que começou a aprender”, conta o pai.