O brusquense Marcos Everson Barbosa Quirino conquistou um feito inédito na carreira ao se sagrar campeão brasileiro universitário na modalidade Taekwondo – categoria Poomsae, durante os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). Marcos competiu entre os dias 6 e 9 de outubro, em Natal (RN).
Em sua estreia na principal competição universitária do país, Marcos fez uma campanha impecável. O atleta garantiu o título na grande final diante de um adversário do Rio Grande do Sul.
Marcos destacou a emoção de viver esse momento e a trajetória até o título:
“Foi meu primeiro ano no brasileiro universitário. Em 2024 eu tive a chance de ir, mas não passei na seletiva estadual, fiquei em segundo. Já esse ano consegui a vaga e me classifiquei para o JUBs 2025. Eu estava ansioso, mas também preparado e acreditava que seria campeão. A final foi muito difícil, justamente contra o atleta que havia me vencido na Copa Sul deste ano. Eu sabia que seria decidido nos detalhes.”

Fotos: Divulgação
A vitória, segundo ele, demorou a ser assimilada.
“Quando fui campeão, demorou um tempo até a ficha cair. Fiquei muito nervoso e chorei de alegria, porque era um título que eu nunca tinha conquistado. Um dos momentos mais marcantes foi ouvir o canto da delegação de Santa Catarina — atletas do taekwondo, do judô e do jiu-jitsu — todos gritando juntos. Quando subi ao pódio e ouvi novamente o nome do nosso estado, senti que tinha cumprido meu dever.”
Marcos também fez questão de agradecer aos apoiadores que contribuíram para a conquista:
“Gostaria de agradecer à Saionara, da Equilíbrio Estúdio, que é minha quiroprata; a toda a equipe da academia Team Rafa Gonçalves, pelo apoio nos treinos específicos; à minha técnica Zenair Barbosa e à Fundação Municipal de Esportes de Brusque, por todo o suporte.”
A delegação catarinense de Taekwondo teve um excelente desempenho no JUBs 2025, conquistando cinco medalhas de ouro e duas de prata no feminino, além de um bronze, duas pratas e dois ouros no masculino.

O desempenho coletivo também rendeu à equipe de Santa Catarina o troféu de 3º lugar por Universidade no masculino e o troféu de 2º lugar por Universidade no feminino, consolidando o estado entre os destaques da competição.