Brusquense Lucas Zimmermann conquista título ibero-americano na pista olímpica da Rio 2016

Brusquense Lucas Zimmermann teve um fim de semana impecável, vencendo todas as baterias da categoria Sub-23. O atleta sagrou-se campeão ibero-americano no sábado, campeão da 6ª etapa da Copa Latina no domingo e ainda garantiu o título de campeão do Ranking Latino-Americano 2025

por Rafael Alves
0

O fim de semana foi histórico para o BMX brasileiro – e, em especial, para Brusque. O Parque Radical de Deodoro, no Rio de Janeiro, recebeu entre os dias 25 e 26 de outubro duas grandes competições internacionais da modalidade, reunindo atletas de vários países e confirmando o protagonismo do Brasil no cenário continental.

O brusquense Lucas Moresco Zimmermann foi o grande destaque da 5ª etapa da Copa Latino-Americana de BMX Racing, que também marcou a primeira edição do Campeonato Ibero-Americano. Em uma performance impecável, Lucas venceu todas as baterias da categoria Sub-23, dominando completamente o fim de semana.

No sábado (25), ele sagrou-se campeão ibero-americano e, no domingo (26), conquistou também a vitória na 6ª etapa da Copa Latina. Com os resultados, o ciclista ainda garantiu o título de campeão do Ranking Latino-Americano 2025, coroando uma temporada de excelência.

“Gosto muito da pista do Rio. Além de ser rápida e técnica, ela é muito desafiadora. Correr aqui tem um significado especial para qualquer atleta que sonha em disputar uma olimpíada”, destacou Lucas após as conquistas.

Guilherme Ribeiro também brilha e retorna ao pódio

Outro nome que representou Brusque com destaque foi Guilherme Ribeiro, também beneficiário do Bolsa-Atleta. Competindo na categoria Elite Men, Guilherme demonstrou consistência e força ao chegar às finais nos dois dias de provas.

No Campeonato Ibero-Americano, ele terminou em 4º lugar, e no domingo subiu ao pódio com a 3ª colocação na etapa final da Copa Latina — resultado que marca sua recuperação após um período difícil.

“Esse resultado significa muito pra mim. Desde o ano passado enfrento várias lesões e cheguei a duvidar se conseguiria voltar ao meu melhor nível. Mas continuei treinando, mesmo com limitações, acreditando no processo. Estar de volta ao pódio é uma recompensa por toda essa persistência e por nunca ter desistido do meu sonho”, afirmou o atleta.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Brusque