Home FutebolAmador Campeonato Amador começa neste sábado (20)

Campeonato Amador começa neste sábado (20)

A partir das 17h, Paysandu e Carlos Renaux abrem a competição no estádio Cônsul Carlos Renaux, de propriedade do alviverde da Pedro Werner.
O clássico coloca frente a frente duas equipes renovadas que fazem o grande duelo da rodada. O Paysandu confia no fator casa para um bom resultado. Por outro lado, terá que ter cuidado com a jovem equipe do Renaux para não ser surpreendido em seus domínios.

por Sidney Silva
0

O pontapé inicial para o Campeonato Municipal de Futebol Amador de Brusque será dado neste sábado (20). A partir das 17h, Paysandu e Carlos Renaux abrem a competição no estádio Cônsul Carlos Renaux, de propriedade do alviverde da Pedro Werner.

O clássico coloca frente a frente duas equipes renovadas que fazem o grande duelo da rodada. O Paysandu confia no fator casa para um bom resultado. Por outro lado, terá que ter cuidado com a jovem equipe do Renaux para não ser surpreendido em seus domínios.

A promessa é de um jogão no Cônsul Carlos Renaux. De ambos os lados, o respeito prevalece. O anfitrião Valmir Dutra, o Chodi, ressalta que o adversário vem com uma equipe jovem, porém muito veloz, o que requer atenção. Do lado do Renaux, o técnico Agenor Cipriano lembra que o rival mudou bastante, mas manteve um grupo forte.

Para Chodi, seguindo o jargão popular, um duelo sem favoritos. “Dizer que tem alguma vantagem? Talvez a gente tenha um pouco mais de experiência, porque os atletas deles são novos, mas na hora do jogo tudo isso fica de lado”, observa.

Cipriano destaca que na equipe ainda há atletas do juvenil do Vovô, mas lembra que os jogadores mostraram personalidade durante os jogos amistosos, inclusive arrancando um empate em 2 a 2 com a equipe do Santos Dumont, atual campeã. “É um time de bastante gurizada, mas já muito brigadores e com personalidade. Acredito que ambos os times têm condições de fazerem um grande jogo na abertura”.

Além do clássico deste sábado, outra partida abre a competição. Pouco antes de Paysandu e Carlos Renaux entrarem em campo, Sete de Setembro e Janpe fazem a primeira partida do certame. O jogo inicia às 15h30 no estádio Reinoldo Verwiebe, no Zantão. No domingo (21), serão realizadas outras quatro partidas (ver tabela abaixo). Atual campeão, o Santos Dumont folga na rodada.

Competição terá novidades
Uma das novidades desta edição será a participação do River Plate Azambuja. A equipe participa pela primeira vez. Segundo o treinador, Danilo Damascena dos Santos, o time nasceu na Bahia e foi trazido para cá conforme alguns integrantes do grupo vieram morar na cidade. “Lá existe o Boca Juniors e a gente fundou desde 2009 o River Plate. Acompanhando tudo isso aproveitamos e acrescentamos o nome Azambuja para representar também o bairro”, explica.

Segundo ele, o entrosamento pode ser um diferencial para a equipe surpreender na competição. “A gente sempre joga desde moleque, todo mundo junto, só preenchia com alguns jogadores de cidades vizinhas do interior da Bahia e estamos até hoje juntos. A intenção é fazer um bom campeonato e mostrar nossa força, coragem e união”, diz.

Além do River Plate, da “Bahia”, a competição ainda terá o Santa Cruz de “Pernambuco”. A estreia do River Plate Azambuja será no domingo, às 15h30, contra a equipe do Âncora. Já o Santa Cruz joga diante da Abresc, a partir das 10h do mesmo dia.

Forma de disputa – 1ª fase
As 15 equipes que vão participar da competição foram divididas por sorteio, em 3 chaves de 5 times (veja os grupos abaixo). Os clubes jogarão entre si dentro da chave, em turno único, conforme tabela elaborada pelo departamento técnico da FME, sendo mandante a equipe que estiver colocada no lado esquerdo da tabela.

Após a primeira fase, as equipes serão divididas em duas divisões. As que participarão da primeira serão as duas primeiras colocadas de cada chave, mais os dois melhores terceiros colocados, conforme critérios de desempate estabelecidos no Regulamento Geral do campeonato. Desta forma, restarão oito equipes que seguem na luta pelo título a partir das quartas de final.

Já as equipes que disputam o título da segunda são as classificadas na quarta e quinta colocação de cada chave, mais o pior terceiro colocado na primeira fase.

Veja os grupos

Grupo A Grupo B Grupo C
Poço Fundo Cia do Esporte Santos Dumont
River Abresc Cedrense
Sete de Setembro Santa Cruz Limeirense
Âncora/WD Com Carlos Renaux Team Soccer
Janpe Paysandu Caçador

1ª RODADA

DATA HORA LOCAL GRUPO  EQUIPE  A X EQUIPE  B
20/02 17h Est. do Paysandu – Centro B Paysandu X Carlos Renaux
20/02 15h30 Est. Reinoldo Verwiebe – Zantão A Sete de Setembro X Janpe F.C
21/02 10h Est. da Abresc – Águas Claras B Abresc X Santa Cruz de Pernambuco
21/02 10h Campo do Davi – Thomaz Coelho Caçador X Limeirense
21/02 10h Est. do Cedrense – Dom Joaquim Team Soccer– TSC X Cedrense
21/02 15h30 Est. do Cedrense – Dom Joaquim A River Plate Azambuja X Âncora Metal