O Campeonato Catarinense Sub-17 masculino e feminino retornam depois de dois anos desde a última partida por um estadual da categoria, nesta quarta-feira (22) . São mais de 100 atletas em 7 equipes femininas e 240 atletas em 16 times masculinos disputando um total de 89 jogos somados pelas duas competições. No primeiro dia serão três jogos, abrindo a semana que terá um total de 29 partidas até o próximo domingo (26).
Em três meses de competições da Federação Catarinense de Basketball desde o retorno, foram mais de 300 jogos realizados somando o basquete 5×5 e 3×3. Todos os atletas foram devidamente testados, os protocolos seguidos à risca e não houve registro de casos de Covid nestas competições.
“Para nós é uma alegria enorme retomar os estaduais começando pelo Sub-17, que foi uma das categorias que não conseguimos fazer no ano passado. É um marco importante, estamos fazendo basquete há três meses com muita segurança, voltando ao volume de jogos que normalmente temos, então vamos ao próximo passo”, falou o presidente da FCB, Fábio Deschamps.
Ainda nesta semana, as equipes se organizam para fazer o Congresso Técnico dos Estaduais Adulto e Sub-19 feminino e masculino.
Retorno do público
A abertura da competição também marca o retorno do público aos ginásios de Santa Catarina após a publicação da portaria SES/Fesporte 1016/2021, na última semana. A quantidade de pessoas é condicionada à situação das Regiões de Saúde com Avaliação de Risco Potencial: gravíssimo (20% da capacidade total do ginásio), grave (30%), alto (40%), moderado (50%).
É obrigatório o uso de máscaras, higienização das mãos, distanciamento social dentro do ginásio e o cumprimento de todos os protocolos estabelecidos, como saída e entrada gradual do local da partida para evitar aglomerações. Para um público maior de 500 pessoas, o local do evento deverá submeter para avaliação um Plano de Contingência específico da SES.
“O retorno do público é mais um passo nessa retomada e é importante para todos nós termos o calor da torcida. Tudo tem que ser feito com muito cuidado, as pessoas serão orientadas a isso, mas temos certeza que vai ser bom para o basquete. A torcida está com saudade e nós também”, completou Deschamps.
Foto: Victor Guião / Virtus