O Campeonato Municipal de Futsal Feminino de Brusque já tem data para começar. A edição de 2023 da competição inicia em maio (entre os dias 16 e 18). A data da disputa foi definida em comum acordo com as equipes e parte de uma iniciativa da FME de valorizar o futsal feminino, que este ano será realizado no primeiro semestre.
No encontro, ocorrido na noite dessa última terça-feira (18), participaram o diretor-geral da FME, Edemar Aléssio, o Palmito, e o diretor de Esportes Comunitários, Marciano Giraldi. Conforme definido pela FME, em comum acordo com os times, a competição será realizada em duas datas na semana e, eventualmente, com flexibilidade para jogos aos sábados pela manhã. Por maioria dos votos, ficou definido que cada equipe poderá inscrever até três atletas de fora da cidade. Pessoas nascidas em Brusque, mas que hoje moram em outros municípios, não serão consideradas dentro desse critério.
O número total de jogadoras permitido por time segue em 15. Havia sugestões de que esse número fosse reduzido para 12 com o objetivo de possibilitar a formação de novas equipes. Ficou definido que o Congresso Técnico será realizado em 9 de maio, data que as equipes devem entregar a ficha de inscrição. A possibilidade de adesão posterior de novas jogadoras, e até que data isso será permitido, será definida no Congresso Técnico. “Queremos que os atletas e dirigentes sejam protagonistas, por isso creio que ninguém melhor do que eles possam nos trazer o que consideram melhor para a competição”, destaca Palmito.
O diretor de Esportes Comunitários, Marciano Giraldi, salienta que desde o início do ano a nova gestão da FME já havia realizado duas reuniões anteriores com as atletas e que, em princípio, todas as situações elencadas como ponto de melhorias por jogadoras e dirigentes foram atendidas. “Desde o início, estamos ouvindo atletas e representantes de várias modalidades, pois eles, mais do que ninguém, vivem a realidade do esporte”, comenta. “Em relação ao futsal feminino, de forma geral, houveram diversas demandas que chegaram até nós. Fico feliz de termos conseguido atendê-las com êxito para fazermos uma grande competição”, completa.
Parceria com o Jornal EsporteSC
Também foi alinhado no encontro uma parceria com o Jornal EsporteSC para o campeonato. Haverá um valor inicial de premiação para campeão e vice da competição. “Além disso, assim como já fez em 2019, o veículo também dará ampla cobertura e vai promover, mais uma vez, a Seleção do Campeonato Municipal de Futsal Feminino de Brusque “Craque EsporteSC””, explica o diretor de Negócios do EsporteSC, Vagner Jacintho. O EsporteSC também vai realizar, por conta própria, a transmissão ao vivo da grande final da competição.
Expectativa positiva
Para as atletas Laleska de Oliveira e Graziely Alves da Silva, das equipes Filhas da Mãe e Elitte F.C, respectivamente, a expectativa é positiva. Laleska comenta que a reunião foi muito importante e deixou todas as atletas animadas para a realização da competição. Ela diz que o objetivo é fazer com que mais equipes participem. “Sabemos que muitas meninas gostam de jogar futebol em Brusque e conseguimos flexibilizar bastante a competição, para que mais times joguem esse ano e, assim, abrangermos mais pessoas. As novas normas ficaram muito interessantes para isso, por isso, também estamos nos mobilizando para colocar mais meninas no campeonato”, diz ela. “A ideia é termos uma competição bacana, pois, no ano passado, houveram alguns problemas. A nova administração da FME tem dado todo suporte para que isso aconteça, e a gente já sente que esse ano será bem melhor”, completa ela.
Grazi também diz que as perspectivas são as melhores possíveis. “A reunião foi muito positiva e, em nome da família Elitte, só temos que agradecer. A gente colocou em pauta várias coisas que precisavam de melhorias e todas foram revisadas pela fundação, que apresentou novas propostas. Estou muito feliz e tenho a certeza de que o campeonato será incrível”, destaca ela, já convidando novos times a participar. “Temos que agradecer a FME pela força que está dando ao futsal feminino, pois é isso que precisamos, um pouco mais de atenção. Por isso, convido desde já todas as equipes para que participem e a gente faça uma grande competição”, finaliza.