Catarinense começa com empate entre Brusque e Chapecoense na Arena Condá

Na estreia do Catarinense, Bruscão larga na frente, leva empate da Chape no primeiro tempo, mas garante um ponto após sofrer grande pressão na reta final

por Sidney Silva
0

A edição 2026 do Campeonato Catarinense começou nesta terça-feira (6) com um duelo tradicional do futebol estadual. Em Chapecoense e Brusque, as equipes empataram em 1 a 1, na Arena Condá, em Chapecó, em um jogo marcado por equilíbrio no primeiro tempo e amplo domínio dos donos da casa na etapa final.

>> LEIA TAMBÉM: Sidney Silva avalia o empate entre Brusque e Chape

O Brusque começou bem organizado e teve a primeira grande oportunidade aos 26 minutos, quando Raimar bateu cruzado, Rafael Santos defendeu e, no rebote, nenhum jogador quadricolor conseguiu empurrar para as redes.

Aos 29 minutos, porém, o gol saiu. Clinton recebeu pela direita, cortou a marcação e finalizou forte no fundo das redes. A arbitragem chegou a anular o lance por impedimento, mas após a revisão do VAR, foi confirmado que o atacante saiu em posição legal no lançamento: 1 a 0 Brusque.

A resposta da Chapecoense foi imediata. Aos 31, Rafael Cavalheira acertou uma pancada de dentro da área, a bola explodiu no travessão e saiu, quase empatando o confronto. A pressão seguiu com Giovanni Augusto, aos 37, finalizando de fora da área, levando perigo. Aos 42, novamente Cavalheira chutou com perigo, acertando a rede pelo lado de fora.

Aos 46, a Chape chegou ao empate. Giovanni Augusto cobrou escanteio e Victor Caetano subiu de cabeça para deixar tudo igual: 1 a 1.

Clinton comemora gol pelo Brusque. Foi o primeiro dessa edição do Estadual – Fotos: Lucas Gabriel Cardoso/BFC

Pressão total no segundo tempo

Na etapa final, o cenário mudou completamente. A Chapecoense tomou conta do jogo e empurrou o Brusque para o campo de defesa. Logo aos 4 minutos, Victor Caetano cabeceou na pequena área, e Matheus Nogueira fez grande defesa, à queima-roupa.

Aos 8, Giovanni Augusto lançou Mailson, que saiu cara a cara com o goleiro, novamente parado por Matheus Nogueira, um dos destaques da partida. Dois minutos depois, o goleiro voltou a salvar o Brusque em uma bomba de Higor Meritão. Aos 16, Mailson ainda chutou por cima.

Mesmo após a primeira mudança do Brusque, com João Pedro dando lugar a João Prado, aos 18, o domínio seguiu verde. Rafael Cavalheira, aos 21, perdeu outra grande chance, com o zagueiro Rafael Milhorim salvando em cima da linha. Aos 34, Jean Carlos arriscou de longe e a bola passou perto.

Apesar do controle absoluto e do volume ofensivo, a Chapecoense não conseguiu transformar a superioridade em vantagem no placar, e o empate persistiu até o apito final, mesmo com grande pressão alviverde.

Marreco volta a jogar no próximo domingo, quando faz o clássico contra o Carlos Renaux

Próximos jogos e rodada

O Brusque volta a campo no domingo (11), quando faz o clássico diante do Carlos Renaux, no Augusto Bauer. Já a Chapecoense encara o Camboriú, fora de casa, também no domingo.

Ainda na primeira rodada, Santa Catarina e Camboriú estão empatando até o fechamentos desta matéria em 1 a 1. O jogo está no intervalo.

Nesta quarta-feira jogam Marcílio Dias x Criciúma; Joinville x Figueirense e Avaí x Barra. Carlos Renaux x Concórdia fecham a rodada na quinta-feira.