O Vale do Itajaí alcançou o topo do esporte. O blumenauense Daniel de Oliveira foi campeão do Quíntuplo Ironman nesta quinta-feira (13), em Leon, no México. Um feito simplesmente sobre humano. Para realizar tal feito, o atleta nadou por 19 quilômetros, pedalou 900 km e correu 221.
Oliveira alcançou seu objetivo inicial e fez a prova em três dias e meio, pouco menos de 85 horas. Com o tempo, conseguiu o título que o confere a alcunha de quíntuplo homem de aço. O atleta também é sócio proprietário da academia Wellness, em Blumenau, onde dá aulas. Oliveira é seu próprio treinador e para alcançar o topo de sua carreira como ultramaratonista teve a ajuda de seu staff: a esposa, Carolina Umpierre e os amigos, Claudemir Marcolla e Karla Kolzani.
O blumenauense foi o único brasileiro a participar da prova. O homem de aço nadou os 19 quilômetros em pouco menos de 7 horas e saiu em 2º lugar para o ciclismo. A natação é a parte mais fraca de Oliveira, que, a uma curta distância do líder da prova, tinha tudo para ultrapassar o alemão Tristan Vinzent no ciclismo e confirmar a vitória na corrida. E não deu outra.
Esse pode ter sido o maior, mas está longe de ser o único grande feito de Oliveira. O atleta já correu diversas vezes por 24 horas seguidas, já correu por 300 quilômetros entre o Rio de Janeiro e Minas Gerais, entre outros. O objetivo do homem de aço agora é fazer o Deca Ironman, ano que vem, no México. Esta prova nada mais é do que a repetição do que o blumenauense fez este ano, mas com as distâncias dobradas.