A brusquense Nicolly Crepas Domingos, 14 anos, foi convocada para integrar a seleção brasileira juvenil de Ginástica Rítmica. A competição será realizada de 22 a 28 de junho na Guatemala.
A convocação veio após o estágio de treinamento realizado pela atleta de 6 a 14 de dezembro de 2020 em Aracaju (SE). Apresentaram se as 21 melhores ginastas juvenis do Brasil. O técnico Thiago Coelho ressalta que todas eram muito qualificadas e, apesar de Nicolly ter ido muito bem, a convocação foi uma surpresa.
Ele explica que, nesse primeiro momento, o contato entre ginastas e treinadores será online, até que todos os procedimentos para o acolhimento das 8 atletas em Aracaju sejam finalizados.
O treinador espera que a ginasta volte com uma visão mais ampla de tudo o que a modalidade pode proporcionar a ela, “além de uma grande bagagem de aprendizado, aperfeiçoamento e experiência”.
Nicolly, defenderá as cores do Brasil na modalidade em conjunto com bola e fitas. Os jogos Pan Americanos é um campeonato que acontece todos os anos e envolve todos os países da América. Esse ano a modalidade adulta terá uma importância maior, pois o vencedor ganhará vaga nas olimpíadas em Tóquio.
Trajetória
A atleta é adepta do esporte desde os 6 anos. No final de 2015, quando estava perto de completar 9 anos, foi convidada a integrar a equipe de rendimento da ABGR, Associação Brusquense de Ginástica Rítmica.
Atualmente, Nicolly treina 5 dias por semana durante quatro a cinco horas por dia. Em períodos competitivos, ela chega a treinar todos os dias. Todo esse esforço tem como recompensa as inúmeras conquistas.
Com apenas 10 anos, a ginasta conquistou o primeiro título de campeã estadual na categoria individual e conjunto pré-infantil. Ela conquistou também a primeira medalha: um bronze, na categoria Conjunto, no campeonato Nacional. Na categoria infantil, a atleta de Brusque é bicampeã estadual e campeã da Olesc.
Mas foi 2018 que a atleta catarinense viveu o auge. Ela conquistou, na Colômbia o Campeonato Sul Americano em Conjunto, trazendo para o Brasil 3 medalhas de ouro. Nicolly foi, ainda, bicampeã da Olesc, com direito a título individual geral, campeã Brasileira, com 3 medalhas de ouro, e foi eleita melhor ginasta da categoria infantil pela Federação Catarinense.
Em 2019, além de conquistar o título dos Joguinhos Aberto por Brusque, o estadual e o vice campeonato Brasileiro de conjunto, ela foi finalista no Brasileiro individual. Os resultados classificaram a ginasta para o estágio da seletiva de 2020 e, agora, com o bom desempenho em Sergipe, a vaga para integrar a Seleção Brasileira no Pan Americano de 2021.
Hoje, Nicolly é um exemplo de atleta a ser seguido, e comprovação que esforço, foco e determinação geram grandes conquistas.