Home Basquete Catarinenses da Seleção Sub-18 apresentam o potencial do basquete 3×3 em SC

Catarinenses da Seleção Sub-18 apresentam o potencial do basquete 3×3 em SC

Modalidade que agora é gerida pela FCB já colhe bons resultados

por esportesc
0

Em dois meses, o início do basquete 3×3 na Federação Catarinense de Basketball já rende frutos e mostra todo o potencial do estado na modalidade. Ao longo desta semana, dois atletas catarinenses estão entre os oito convocados que participam do treinamento com a Seleção Brasileira de Basquete 3×3 Sub-18 para a Copa do Mundo de Debrecen, na Hungria, de 24 a 29 de agosto. Allison Wilhelms (Novo Basquete Itajaí) e Victor Hugo Roussenq (natural de Rio do Sul e atuando pelo Campinas Basquete Clube) são os dois representantes do estado no elenco que treina desde o dia 16 para a competição. Quatro vão para a Copa do Mundo. Os jogos terão transmissão ao vivo no Youtube da FIBA.

“É indescritível, qualquer atleta que pratica e que ama o basquete almeja chegar, seja no 5 contra 5 ou no 3×3, o mais importante é representar a seleção. É uma baita de uma oportunidade e só de estar entre esses oito atletas convocados pros treinos é uma grande vitória para todos os atletas que estão no grupo, todo mundo dando tudo de si e é gratificante poder fazer parte desse grupo”, falou Roussenq.

A semana é de treino intenso desde a apresentação na última segunda-feira (16), na Escola de Educação Física do Exército, a EsEFEx, no Rio de Janeiro. Depois dos testes iniciais e a integração entre os atletas, muito treino tático e uma rotina de aprofundamento das regras e dinâmicas do 3×3 para o Mundial. Porém, mais que a parte técnica, o que marca é a sensação de estar em uma seleção.

“Os primeiros dias estão sendo muito bons, a recepção da Comissão técnica foi muito legal, deixou a gente bem à vontade, uma relação de parceria bem boa entre os atletas e o sentimento de estar aqui pelo seu país é muito especial, significa muito para mim e vou trabalhar para que aconteça mais vezes”, falou Wilhelms.

Eventos que revelam talentos

Os dois atletas participaram do Acampamento de Basquete 3×3 promovido pela CBB, em Florianópolis, no início de julho. Com apoio da FCB, aquela foi a primeira atividade de quadra do Departamento da modalidade na Federação, lançado oficialmente no mês anterior. Nas semanas seguintes, atuaram também no Circuito Catarinensede Basquete 3×3 FCB 2021, competição realizada durante cinco semanas em quatro regiões do estado com 584 atletas e 326 partidas disputadas nos dois naipes. Wilhelms atuou pelo NBI no Sub-18 e Roussenq por Rio do Sul no Sub-23. As duas equipes se classificaram na etapa regional e chegaram às semifinais estaduais de suas categorias.

“Sempre joguei 3×3 em Rio do Sul, geralmente aos fins de semana por lazer aqui no parque, desde mais novo, sempre foi uma modalidade presente na minha vida e tinha o conhecimento das regras e dinâmica de jogo, mas agora estou me aprofundando mais. É um jogo muito rápido, bem diferente do 5 contra 5, e é mais uma porta que se abre para investir futuramente”, completou Roussenq, cestinha da Etapa Estadual no Sub-23.

O 3×3 é um novo mercado que se abre para atletas, clubes, arbitragem e para o próprio basquete catarinense que já tem representantes na equipe adulta (Jefferson Socas e William Weihermann, campeões do Circuito pelo Academia do Basquete) e agora no Sub-18. A Federação Catarinense de Basketball (FCB) surge como uma das referências do país na modalidade que estreou na Olimpíada de Tóquio e já está confirmada para Paris 2024. A oportunidade de seguir carreira passa a ser realidade para o futuro de centenas de atletas, mas no momento, Allison e Victor Hugo mantém o foco na preparação e em contribuir com o melhor desempenho para o grupo.

“Os treinos são bem intensos, a prioridade foi de colocar o padrão de jogo no time e criar um entrosamento para nos conhecermos melhor em quadra. Por isso, minha expectativa é que a gente consiga manter o ritmo de evolução que estamos tendo até o início da competição, fazer um bom campeonato e eu espero oferecer minhas melhores qualidades para o crescimento do time”, completou Allison.

SC presente na Seleção Sub-16 5×5

Além de Roussenq, outros dois xarás catarinenses estão na seleção, mas a Sub-16. Apesar de não atuarem mais em Santa Catarina, Vitor Hugo Farias Cardoso, (do SESI Franca-SP e revelado na ADIEE / Avaí) e Wictor Hugo da Silva Costa (do Pinheiros-SP e revelado no Joinville Blackstar) estão entre os 12 convocados para a AmeriCup, em Xalapa-MEX, entre os dias 23 a 29 de agosto. O Brasil ficou no Grupo A, ao lado de Argentina, Canadá e México. A Chave B ficou com Porto Rico, Chile, Estados Unidos e República Dominicana. Os quatro primeiros colocados conquistam vaga para a Copa do Mundo sub-17, em 2022.

Texto e fotos: Lucas Inácio / FCB