Home Grande Florianópolis CBF vai mudar forma de distribuição de vagas na Copa do Brasil

CBF vai mudar forma de distribuição de vagas na Copa do Brasil

Com mudanças, Santa Catarina pode perder até três vagas na competição

por esportesc
0

A CBF vai mudar, a partir de 2024, a forma de distribuição de vagas para a disputa da Copa do Brasil. Com isso, Santa Catarina deve perder espaço na segunda principal competição do país. A entidade máxima do futebol brasileiro não vai mais distribuir 10 vagas via ranking nacional, fazendo com que essas cotas sejam preenchidas via campeonato estaduais, como uma forma de valorização das competições locais.

Atualmente, a competição conta com 92 vagas. Destas 70 iam para os estaduais, 10 repassadas via ranking nacional de clubes e outras 12 distribuídas entre os participantes da Copa Libertadores e os campeões da Copa Verde, do Nordeste e da Série B. Todas essas últimas equipes entravam na terceira fase. Chapecoense e Avaí, por exemplo, participaram da competição este ano por estarem bem posicionados no ranking nacional. Agora, só poderão participar caso conquistem uma das três vagas que será reservada a Santa Catarina nas competições locais. Em 2023, essas vagas serão asseguradas pelo Brusque, campeão catarinense; Camboriú, vice-campeão, e Marcílio Dias, campeão da Copa SC. Avaí, Chapecoense e Criciúma devem participar em virtude do ranking de clubes.

Agora, no entanto, a partir de 2024 serão 80 vagas distribuídas via campeonatos estaduais. Cada estado será representando por uma quantidade x de times de acordo com o ranking das federações. São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo, terão 6 vagas cada, enquanto Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná cinco. Ceará, Goiás, Santa Catarina, Bahia, Pernambuco, Alagoas, Mato Grosso, Pará e Maranhão terão três vagas; já os demais estados terão apenas duas.