Home Jogos Comunitários de Brusque Cerimônia marca a abertura oficial dos Jogos Comunitários de Brusque

Cerimônia marca a abertura oficial dos Jogos Comunitários de Brusque

O acendimento do fogo simbólico foi apenas um de vários momentos marcantes. O hino nacional e o de Brusque foram abrilhantados ao som da orquestra do Colégio Cônsul, e as crianças puderam se divertir bastante com a estátua da Havan. Outro momento de grande destaque foi o juramento do atleta, realizado pelo jogador de basquete Nathan Felipe Ricken, 18 anos, do Águas Claras.

por Sidney Silva
0

A chama que simboliza o espírito esportivo e confraternização entre as comunidades brusquenses foi acesa na noite de sexta-feira (29). Coube a atleta da canastra Isolete Tarter, do Zantão, a honraria de dar vida a mais uma edição dos Jogos Abertos Comunitários de Brusque/Troféu Havan.

Aos 57 anos, Isolete participou de cada uma das 25 edições e foi muito aplaudida no acendimento do fogo simbólico que representa o início oficial dos jogos. A cerimônia de abertura foi realizada na Praça de Alimentação em frente ao Pavilhão da Fenarreco e contou com a participação de representantes de cada uma das quase 30 comunidades que envolverão em torno de 4,5 mil atletas durantes os cerca de 2 meses de disputas. O prefeito de Brusque, Jonas Oscar Paegle, também esteve presente ao lado de outras autoridades locais, entre eles secretários municipais e vereadores. 

O acendimento do fogo simbólico foi apenas um de vários momentos marcantes. O hino nacional e o de Brusque foram abrilhantados ao som da orquestra do Colégio Cônsul, e as crianças puderam se divertir bastante com a estátua da Havan. Outro momento de grande destaque foi o juramento do atleta, realizado pelo jogador de basquete Nathan Felipe Ricken, 18 anos, do Águas Claras. 

Homenagens ainda foram realizadas a personalidades e aos representantes comunitários que, muito antes dos jogos começarem, já se empenham no chamamento de atletas e toda organização da competição.

O envolvimento de todos em torno do esporte foi reconhecido pelo prefeito municipal. Em seu discurso, Jonas Paegle enalteceu a doação de todos para que os jogos, a cada ano, renasçam entre os mais jovens. “Esse espírito esportivo jamais pode acabar. É ele que norteia o caminho das nossas crianças e ao mesmo tempo mantém ativo e melhora a qualidade de vida dos adultos”, destacou.

O superintendente da Fundação Municipal de Esportes, Olavo Larageira Telles, que já participou como atleta, líder comunitário e agora faz parte da gestão da competição, elogiou todo o envolvimento dos funcionários da fundação para realizar o evento. Ele ressalta que o objetivo principal da administração municipal é fazer com que as pessoas de fato sintam-se englobadas dentro do esporte. “Todos sabemos da importância do esporte como ferramenta de inclusão, saúde e desenvolvimento humano. E a fundação existe por isso. Para fomentar a prática esportiva em todas as suas esferas. Temos certeza que será uma grande competição, muito disputada, como um evento grandioso como esse merece”.