Home Futebol Com direito a gol no fim e disputa de pênaltis, Brusque avança na Copa do Brasil

Com direito a gol no fim e disputa de pênaltis, Brusque avança na Copa do Brasil

Equipe supera ABC em Natal e segue viva na competição

por Sidney Silva
0

Com direito a gol no fim e a emoção da disputa de pênaltis, o Brusque garantiu classificação à terceira fase da Copa do Brasil. Após empate em 1 a 1 no tempo normal, o time venceu o ABC nos pênaltis e assegurou presença na sequência da competição. A partida foi disputada na noite desta terça-feira (12), em Natal (RN).

No tempo normal, o ABC saiu à frente aos 32 minutos de jogo e se cansou de perder gols na etapa final. O castigo do time potiguar veio aos 43 minutos quando Alex Ruan acertou um voleio e marcou um golaço. Nos pênaltis, mais emoção, o Brusque passou perto da eliminação quando o próprio Alex Ruan mandou para fora e desperdiçou a quarta cobrança do clube catarinense.

Mas foi aí que brilhou a estrela do goleiro Matheus Nogueira. Ele defendeu a quinta e última cobrança do ABC e já nos tiros alternados pegou mais uma para selar a classificação do Marreco. O adversário Quadricolor na próxima fase será definido via sorteio.

A classificação na Copa do Brasil rendeu R$ 2.2 milhões ao cofres do Bruscão. A equipe já havia recebido R$ 1,5 milhões pela participação na primeira fase.

Fotos: Guilherme Drovas

O jogo
Os dois times tiveram bastante espaços no primeiro tempo. Mesmo assim, as chances de gols foram escassas de ambos os lados. O Brusque ainda perdeu Paulinho Mocelli, lesionado, aos 19 minutos do primeiro tempo. Luiz Henrique foi a opção do técnico Luizinho Lopes.

O gol do primeiro tempo saiu aos 32 minutos, após linda jogada do time Potiguar. Diego Jardel, ex-Brusque, recebeu passe de letra e encontrou Walysson, ex-Cruzeiro e Athletico, nas costas da zaga. O experiente atacante bateu fraco, mas suficiente para vencer Matheus Nogueira: 1 a 0.

Aos 45 do primeiro tempo, o Brusque ainda teve uma grande chance para o empate. Após boa jogada de Luiz Henrique pela esquerda, Jhemerson bateu da entrada da área. Carlos Eduardo fez linda defesa e evitou o gol da equipe catarinense.

Publicidade

Etapa final
No segundo tempo, o Brusque acuou o ABC, mas só criou uma chance clara de empate nos primeiros 30 minutos. Depois de cobrança de escanteio e disputa na área, Ianson e Diego Tavares finalizaram da pequena área e Carlos Eduardo pegou duas vezes, evitando o empate.

O que se viu, no entanto, foi o ABC acumulando chances sobre chances no contragolpe de dilatar a vantagem. Ianson vacilou duas vezes, aos 22 e aos 25 minutos. Em ambas, o time de Natal perdeu gols incríveis. Primeiro o zagueiro do Brusque escorregou, a bola sobrou para Wallyson que driblou a marcação mas parou em Wallace, que se jogou na bola e salvou.

Depois, após erro de passe do defensor, Wallyson recebeu totalmente livre de Douglas Skilo. Sem goleiro, ele bateu de forma displicente e mandou por cima. A equipe potiguar era perigosa e ainda antes dos 40 perdeu mais uma chance inacreditável. Desta vez, Matheus Nogueira defendeu finalização de Skilo à queima-roupa. No rebote, o jogador conseguiu finalizar de novo e Luiz Henrique se jogou na bola e salvou de cabeça, em cima da linha. Impressionante.

De tanto perder gol, o time da casa acabou castigado. Aos 43 minutos, após cruzamento de Guilherme Queiroz, Alex Ruan acertou um lindo voleio, sem chances para Carlos Eduardo, para levar a decisão para os pênaltis.

Nos tiros alternados, Guilherme Queiroz bateu com perfeição e colocou o Brusque em vantagem. O drama do Marreco veio na quarta cobrança quando Alex Ruan tirou demais do goleiro e bateu para fora. Caso o ABC marcasse com Ruan, o time Potiguar garantia a classificação, mas foi aí que apareceu Matheus Nogueira para defender a cobrança e dar novo gás ao Brusque.

Na sequência, já nos tiros alternados, Dionisio marcou e a pressão mudou de lado. Erick Varão não aguentou e consagrou Matheus Nogueira, que defendeu mais uma e se tornou um dos heróis da classificação do Bruscão.