Começou neste sábado (15) o Campeonato Municipal de Futsal de Botuverá. A abertura oficial da competição ocorreu no ginásio do Imigrante, numa quadra lotada, e foi marcada por momentos de emoção e muita bola na rede no primeiro dia de disputa.
A cerimônia contou com a presença do prefeito Alcir Merizio, do vice Valmor Costa, do secretário de Esportes, Turismo, Cultura e Juventude, Jeferson Mariani, além de outras autoridades.
>> GALERIA – Clique aqui e confira as imagens da abertura
Com luzes e holofotes, as equipes do Figueira e Figueira B entraram em quadra juntas para o primeiro confronto. Mas antes de a bola rolar, a emoção tomou conta para um momento de homenagem às quatro crianças vítimas de um atentado em Blumenau, no último dia 5 de abril.
Diversas crianças de Botuverá, de vários perfis e idade, adentraram ao ginásio representando as vítimas da tragédia. Elas foram recebidas com uma salva de palmas. Posteriormente, foram chamados ao centro da quadra todos os professores, monitores e profissionais da Secretaria da Educação de Botuverá. Todos receberam flores das mãos das crianças em reconhecimento a este momento difícil e ao serviço que prestam à comunidade.
Ao falar da ação, o secretário de Esportes, Jeferson Mariani, se emocionou. “Essa semana estava consertando o ginásio e vi a felicidade de crianças correndo, aqui, neste mesmo ginásio. E aquilo mexeu muito comigo. A gente faz a reflexão e se coloca como pais dessas crianças [que tiveram a vida perdida]. Imagina como estão esses pais, os professores?”, indagou, em meio as lágrimas e diante muitos aplausos, que, posteriormente, foram seguidos por um minuto de silêncio.
Na segunda parte da abertura, foram citadas todas as 13 equipes participantes da edição de 2023 do Campeonato Municipal de Botuverá, que este ano terá duas equipes a mais do que o ano passado. O vice-prefeito, Valmor Costa, saudou a todos os presentes e comentou sobre a alegria de dar início à competição. “São 13 times, o que mostra a força de nossa cidade e a valorização que damos ao esporte. Por isso é gratificante estar aqui e fazer essa abertura, com esse ginásio cheio, e todos muito empolgados para mais uma competição”, disse.
O prefeito Alcir Merizio destacou a parceria com o EsporteSC, que vai auxiliar na organização e promoção de todos os eventos esportivos da cidade, ofertando ainda mais lazer e qualidade de vida a toda a população. Ele também falou sobre a semana difícil, sobretudo para os pais e professores, parabenizando a homenagem realizada pela Secretaria de Esportes e o EsporteSC. “A segurança de nossas crianças é uma responsabilidade de todos, e isso engloba também os professores. Por isso, foi uma homenagem muito merecida”, destacou.
O prefeito ainda elogiou a presença do público, em uma das competições que abrem o calendário esportivo da cidade. “Ontem (sexta) já iniciamos a bocha, hoje (sábado) o salão. Daqui a pouco teremos Jogos Comunitários, futebol de campo. Queremos promover com o EsporteSC muitas competições, trazer eventos para Botuverá e incentivar cada vez mais a nossa população nessas iniciativas”, disse ele, sob aplausos.
Na sequência, prefeito e vice se dirigiram ao centro da quadra, onde deram o pontapé inicial, simbolizando o início da competição.
Primeiro jogo
A primeira rodada foi de muitos gols e jogos movimentados. Com todas as partidas sendo transmitidas ao vivo pelo EsporteSC, numa ação com a Vidraçaria Azaléia, o público pode acompanhar jogos emocionantes tanto dentro como fora do ginásio. Quando a bola rolou, a rede não demorou a balançar, com o primeiro gol do campeonato marcado pelo camisa 5, Eder, do Figueira. Mas ele nem teve tempo de comemorar, por que, 30 segundos, depois Tiago Gohr deixou tudo igual para o Figueira B, que envolveu os atuais campeões e abriu boa vantagem ainda no primeiro tempo. O camisa 10, Flávio, fez o segundo. Eder voltou a empatar para o Figueira A. Mas o camisa 1, Jeimes, que jogou no gol, fez mais dois para o time B do alvinegro: 4 a 2. No segundo tempo, a equipe seguiu melhor e desperdiçando chances, mesmo assim, ainda dilatou o placar: Edson e Alexandre finalizaram o marcador em 6 a 2.
Foz Gabiroba x Amigos do Ourífico
Se o primeiro duelo foi de gols, o segundo não ficou atrás. Foram 11 no confronto entre Foz Gabiroba e Amigos do Ourífico. E a primeira equipe não brincou em serviço. Apesar de levar o primeiro gol com pouco mais de um minuto de jogo, quando Saimon balançou as redes, a o time reagiu e goleou o adversário. Anderson Oliveira e Warley Batista foram os destaques da partida com três gols cada. O camisa 10, Maycon, balançou as redes duas vezes. O goleiro Dion também deixou o seu. Antonio fez o outro do Amigos do Ourífico, derrotado por 9 a 2.
Lageado x Primos Móveis
Lageado e Primos Móveis fizeram o terceiro e último confronto da noite, e, logo de cara, o Primos mostrou porque é considerado um dos favoritos para vencer a competição. O time aplicou 7 a 1 sobre o rival. Ainda no primeiro tempo, Silas marcou duas vezes e Nando fez o terceiro. Em cobrança de pênalti, Oberdã descontou para o Lageado. Mas, na etapa final, Silas mostrou que estava em noite inspirada. O camisa 10 fez outros três gols e depois ainda viu Alex Tachini fechar o placar: 7 a 1.
Próxima rodada
O Campeonato Municipal de Futsal de Botuverá continua na quarta-feira (19), com a abertura do grupo B. Às 19h, Los Bandoleiros encara o Águas Negras. Uma hora mais tarde, duelam Gabirobense e Ourífico I. Gabiroba e Juventude Ourífico fecham a rodada, às 21h.
GRUPO A (15/04) – SÁBADO
19h – Figueira 2×6 Figueira B
20h – Foz Gabiroba 9×2 Amigos do Ourífico
21h – Lageado 1×7 Primos Móveis
GRUPO B (19/04) – QUARTA
19h – Los Bandoleiros x Águas Negras
20h – Gabirobense x Ourífico I
21h – Gabiroba x Juventude Ourífico