Home Futebol Confira como chegam Brusque e Chapecoense antes da grande decisão

Confira como chegam Brusque e Chapecoense antes da grande decisão

Se somados ainda os jogos do Catarinense, em que conquistou duas vitórias, um empate e uma derrota no período pós-pandemia, o desempenho da Chapecoense no segundo semestre é de 69,69%, com sete vitórias, dois empates e apenas duas derrotas. Foram 11 gols marcados no período e apenas 4 sofridos.

por Sidney Silva
0

Finalistas do Campeonato Catarinense 2020, Brusque e Chapecoense chegam à final do Estadual em grande momento para decidir o título da competição. Depois de um primeiro semestre ruim, o Verdão do Oeste se encontrou no período pós-pandemia e atualmente ocupa a vice-liderança da Série B. São 5 vitórias, um empate e apenas uma derrota na competição nacional, o revés por 2 a 1 para o Cuiabá, na sexta rodada da competição. Nos seis demais jogos do certame, a Chape sequer foi vazada, o que consolida a defesa alviverde como um dos pontos fortes para a decisão do estadual.

LEIA TAMBÉM
>> Bruscão joga contra os números no confronto direto

Se somados ainda os jogos do Catarinense, em que conquistou duas vitórias, um empate e uma derrota no período pós-pandemia, o desempenho da Chapecoense no segundo semestre é de 69,69%, com sete vitórias, dois empates e apenas duas derrotas. Foram 11 gols marcados no período e apenas 4 sofridos.

Números mostram ascensão alviverde
Os números da Chape após as paralisações das competições profissionais mostram e evolução do time, que fez um primeiro semestre muito ruim. Até então, a Chapecoense apresentava um desempenho bem modesto na temporada. Com os mesmos 11 jogos antes da pandemia do coronavírus, a equipe havia somado apenas 42,42% dos pontos.

Na Copa do Brasil, após eliminar o Boavista ao vencer por 2 a 0, fora de casa, a equipe acabou eliminada já na segunda fase ao perder nos pênaltis para o São José, de Porto Alegre, após um empate por 0 a 0 no tempo normal.

No Catarinense, o time chegou a flertar com o rebaixamento até a última rodada da primeira fase. Nas sete rodadas iniciais, nenhuma vitória. O primeiro triunfo ocorreu apenas na penúltima rodada, quando o time fez 3 a 0 sobre o Joinville. Já na rodada derradeira, um triunfo por 2 a 1 diante do Tubarão, fora de casa, salvou o Verdão do Oeste do risco de descenso e colocou a equipe nas quartas de finais do Estadual.

Bruscão leva vantagem
Mesmo com a boa fase alviverde, se depender dos números o Bruscão leva vantagem sobre a Chapecoense. Tanto antes da pandemia quanto depois o aproveitamento da equipe é melhor do que o do adversário. Além de ser a única equipe catarinense ainda presente na Copa do Brasil, competição em que o Brusque venceu todos os quatro jogos que fez até o momento, o time comandado por Jersinho ainda acumula 78,2% de aproveitamento na temporada, contra apenas 56,06% do adversário.

Na pré-pandemia, o aproveitamento do Brusque foi de 74,3%, contra 42,42% do alviverde. Ou seja, mesmo que aparentemente o time não esteja mostrando o futebol vistoso de antes das paralisações, os resultados estão vindo, com o rendimento em campo ainda melhor do que antes da parada.

Após o retorno dos jogos, o Brusque realizou 10 duelos, com oito vitórias, um empate e apenas uma derrota, para o São José, pela Série C do Brasileiro. O aproveitamento da equipe no período é de impressionantes 83,3%, enquanto a Chape, mesmo com o ótimo momento, chega a 69,69%. 

Na temporada toda o Brusque marcou 36 gols e sofreu 16, tendo como fator de destaque o ataque. Já a Chapecoense se consolida pela forte defesa. O time balançou as redes apenas 21 vezes, em contrapartida sofreu somente 10 gols em 22 jogos, ou seja, em média, a Chape precisa de mais de dois jogos para levar um gol. Clique na imagem abaixo e veja os números de cada time.