Home Futebol Conheça o Retrô, adversário do Brusque na Copa do Brasil

Conheça o Retrô, adversário do Brusque na Copa do Brasil

Acesso recente, aporte milionário. Conheça o novo rico do futebol nordestino

por Sidney Silva
0

Desconhecido do torcedor brusquense o Retrô Futebol Clube Brasil, ou popularmente Retrô Brasil, será o adversário do Brusque FC na Copa do Brasil de 2021. E se nas outras quatro vezes o Bruscão mostrou ser possível surpreender como franco atirador, desta vez é o clube que está de olhos bem abertos com o adversário da grande Recife. O time, com sede na cidade de Camaragibe, a cerca de 15 quilômetros da capital, Recife, foi fundando em 2016 e, em apenas cinco anos, tem muita história para contar.

Acesso e aporte milionário
O Retrô Brasil iniciou com um projeto social e hoje conta com cerca de 500 crianças em suas escolinhas. E se o clube é novo, a estrutura chega a fazer inveja e dá de dez a zero em muito clube de tradição.

São seis campos oficiais, com CT próprio, estrutura médica, hotel, auditório e muito mais. O aporte total investido em tudo isso, cerca de R$ 35 milhões. E o clube quer mais. A meta da equipe pernambucana é estar na Série B do Campeonato Brasileiro até 2024.

Em 2019, o time conquistou o vice-campeonato e o acesso para a primeira divisão do Campeonato Pernambucano. Já no primeiro ano na elite, o Retrô fez bonito no Campeonato Estadual. A equipe terminou com a terceira melhor campanha na primeira fase, mas parou nas quartas de finais diante do Afogados da Ingazeira. Mesmo assim, a boa campanha assegurou ao clube a vaga na Copa do Brasil. Este ano, além da competição nacional, a equipe jogará pela primeira vez a Série D do Brasileirão.

Caminho é longo
Com dinheiro e um projeto ambicioso, o novo rico do futebol nordestino sonha em chegar longe. E        nquanto investe pesado na revelação de atletas e estrutura, a equipe que manda seus jogos na Arena Pernambuco busca agora fidelizar os torcedores, num cenário nada fácil em meio aos clubes mais tradicionais do estado: Sport, Náutico e Santa Cruz. Uma curiosidade é que em 2019, durante o campeonato estadual da Série A-2, o Retrô chegou a pagar a locomoção e custear a entrada da torcida para acompanhar os jogos. A diretoria acredita que os bons resultados conquistados em campo logo farão com que essa relação seja natural, com o torcedor cada vez mais se envolvendo e acompanhando o time.

Em 2019, no ano do acesso à elite do Pernambucano, Retrô chegou a pagar a locomoção e custear a entrada da torcida nos jogos. Time teve a melhor média de público da Série A2 do Estadual— Foto: Divulgação / Retrô

Como joga o adversário
O analista tático do site Pernambutático, Mateus Schuler, comenta que equipe de Pernambuco costuma jogar no 4-1-4-1. Ele destaca que o time é dirigido por Nilson Corrêa, que foi o algoz do Retrô na decisão da Série A-2 do Estadual em 2019 dirigindo a equipe do Decisão. “É um time pronto para a Copa do Brasil, apesar de estreante”, alerta.

“É um time pronto para a Copa do Brasil, apesar de estreante”, Mateus Schuler, analista tático do site Pernambutático

O Retrô costuma atacar de forma muito intensa, priorizando dois meias que se juntam aos três homens de frente. Quando se defende, o adversário do Brusque costuma fazer pressão na saída de bola, “com uma linha muito alta, no 4-4-2, com jogadores muito próximo do campo adversário”.

O Retrô estreou no Campeonato Pernambucano no último dia 28, quando venceu o Sete de Setembro por 3 a 2 na Arena Pernambuco.

Analista tático do site Pernambutático, Mateus Vilar Schuler analisa o Retrô Brasil