Home Grande Florianópolis Conheça os benefícios do yoga para o corpo e para a mente

Conheça os benefícios do yoga para o corpo e para a mente

Prática traz vários benefícios para a saúde. Veja os principais benefícios

por Fom Conradi
0

Via EsporteSC Lages

A cada ano que passa a prática do yoga tem se tornado mais comum em países do ocidente, inclusive no Brasil. Com isso, nos últimos anos cresceu o número de pessoas que buscam essa atividade como forma de exercitar o corpo, de se alongar e até mesmo relaxar. Mas o yoga é muito mais do que apenas um conjunto de movimentos de torção, de alongamento, misturado com algumas posturas complexas e desafiadoras.
Mas o que significa Yoga?

A palavra yoga tem sua origem no sânscrito, língua antiga da Índia e Nepal, e sua raiz é “yuj”, que significa “unir” ou “integrar”. Mas o real significado do yoga vai muito além do que apenas a tradução do termo do sânscrito para nossa língua. Segundo a instrutora Nicole Pacheco, popular Nicky, o yoga é uma ciência antiga que possui mais de 5 mil anos e que tem por objetivo unir o corpo, mente e espírito, possibilitando que as pessoas possam se reconectar com sua verdadeira essência”.

“O yoga é uma ciência antiga que possui mais de 5 mil anos e que tem por objetivo unir o corpo, mente e espírito, possibilitando que as pessoas possam se reconectar com sua verdadeira essência”, Nicole Pacheco, popular Nicky, instrutora de yoga


Para Nicky, o principal objetivo do yoga é acabar com o sofrimento do homem através da paz. “O maior objetivo do Yoga, é encontrar a paz. Com ela, de brinde encontramos alegria e amor – nosso estado de espirito natural. A falta dessa paz é o que causa o sofrimento, que normalmente é mental.”, explica.

O yoga entende o sofrimento como algo proveniente da mente. “A mente é nossa maior criadora de problemas, ou estamos pensando lá no futuro, ou estamos pensando no passado. E aí que entra o yoga, trazer nossa atenção para o agora. Quanto mais presente, mais focado no momento que estamos vivendo, menos sofrimento, menos dor, menos motivos, menos problemas teremos”.

Sobre como o yoga ajuda a relaxar, Nicky explica. “Na prática de yoga temos uma estrutura de aula do qual envolve o trabalho de todo o nosso corpo. Através de técnicas de respiração, conseguimos nos acalmar, trazendo nossa consciência pro presente. É onde conseguimos estar mais centrados e concentrados”, diz ela. ““Além disso, conseguimos também buscar mais energia, através de respiração, chamamos de Pranayamas. Na meditação, é onde temos essa conexão e consciência dos nossos pensamentos. Trabalhamos o nosso corpo físico a partir dos asanas que são as nossas posturas físicas. Ali são desenvolvidos equilíbrio, força e flexibilidade do corpo inteiro. Nunca se trabalha uma parte só ou um membro só, sempre de forma integrada. Ao final da prática, fazemos alguns minutos de relaxamento, para que nosso corpo e mente absorva tudo o que foi feito.”, observa.

“O maior objetivo do Yoga, é encontrar a paz. Com ela, de brinde encontramos alegria e amor – nosso estado de espirito natural. A falta dessa paz é o que causa o sofrimento, que normalmente é mental”

A professora conta que “Com o tempo o yoga vai trazendo mais consciência e presença para nós. Vamos levando isso para nosso dia a dia também, falamos que é o Yoga fora do tapetinho, trazendo mais atenção, presença e consciência pras coisas que estamos fazendo”.

Ela ainda cita um exemplo: “estamos escovando os dentes e ficamos pensando no que tem para fazer no trabalho, ou jantando e pensando no que preciso fazer amanhã, ou ainda estamos nos divertindo, descansando no domingo, mas pensando e sofrendo pelo trabalho que vai começar na segunda-feira”.

“O relaxamento tem a ver com a respiração e isso está totalmente ligado com o nosso estado de espírito. Através de técnicas de respiração, conseguimos nos acalmar. É onde conseguimos estar mais centrados, concentrados”

A profissional ressalta que a humanidade parece nunca estar feliz o suficiente no momento atual e nunca está presente o suficiente. “O yoga vai trazendo cada vez mais essa consciência e essa presença e quanto mais consciente estamos do nosso corpo, dos nossos sentimentos, mais a gente consegue mudar isso, mais a gente vê o que queremos para nós”, explica. “Através da consciência é possível entender se o que estamos sentindo hoje é bom ou ruim, se eu gosto ou não, se são os meus pensamentos que tem a ver com isso, se tal lugar onde estou me sinto bem ou mal, se eu gosto de ir para lá ou não, se o que estou pensando me faz bem ou mal, entre outras coisas”.

Nicole acredita que “quando estamos conectados com o momento presente, percebemos que não há motivo para sofrer, então chegamos mais perto desse estado”, finaliza.