Brusque já vive o Brasileirão masculino de basquete. A cerimônia de abertura da fase de returno da Conferência Hélio Rubens ocorreu na noite desta quarta-feira (21). Na ocasião estiveram presentes representantes das equipes participantes, além de autoridades locais, estaduais e nacionais. O Restaurante e Pizzaria A Italianinha sediou o evento. Os jogos iniciam nesta quinta (22) na Arena Brusque (veja os confrontos na tabela abaixo).
Destaque para o basquete brusquense
Zurico Frota, presidente do Brusque Basquete, anfitrião da competição, cita a força que a cidade tem no esporte e o empenho realizado para que este se desenvolva. “Um evento como esse nos emociona e enche de orgulho. Para quem está no basquete há 40 anos como eu, sabe que isso é resultado de muito esforço. Iniciativas como essa refletem os grandes resultados que obtemos juntamente com nossos parceiros” destaca.
“Um evento como esse nos emociona e enche de orgulho”.
Zurico Frota, presidente do Brusque Basquete
O vice-prefeito de Brusque, Gilmar Doerner, destaca a importância do evento para o município. “Estamos muito felizes por receber essa competição tão importante A competição leva o nome de Brusque. Estamos agradecidos por todos que trabalharam pelo esporte e fizeram o evento acontecer”, comenta.
CBB, FCB e Fesporte presentes no evento
A noite teve a presença de dirigentes de entidades esportivas do estado, entre eles, o presidente da Fesporte Kelvin Soares, ex-jogador de basquete e dirigente. Ele frisou a força do basquete catarinense para a competição. “A região está à altura da competição e acredito no exemplo que o estado de Santa Catarina apresenta para o Brasil. Penso que o basquete continuará a crescer e outras oportunidades como essa surgirão”, comenta.
Outro nome de destaque no evento, o presidente da Federação Catarinense de Basketball (FCB), Fábio Pamplona Deschamps, relatou a importância da cidade para a modalidade catarinense. “Quando pensamos em um evento dessa grandeza, a cidade de Brusque é uma das que saem na frente. Não apenas por sua receptividade ao esporte, mas também por sua estrutura e tradição no basquete”, destaca Deschamps, que enalteceu o trabalho da federação, que conta com a participação de quatro equipes do estado na competição.
“Acredito que o basquete continuará a crescer e outras oportunidades como essa surgirão”.
Kelvin Soares Presidente da Fesporte
O coordenador técnico da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), Alex Oliveira comentou sobre as condições favoráveis disponibilizadas pela cidade. “Encontramos aqui todas as condições de realizar a competição, protocolo rígido criado pela CBB, mas com o suporte da FCB que já havia realizado seu Estadual com muito êxito, aqui mesmo em Brusque. Cidade que oferece apoio e estrutura para realizar essas competições” finaliza.
Demais autoridades
Entre os presentes, o deputado estadual Fernando Krelling, garantiu esforço para que o governo dê segurança ao esporte durante a pandemia. “Estamos em um momento complicado mas precisamos levar em conta que o esporte é saúde. Com isso estamos trabalhando para garantir que o esporte não seja prejudicado e ao mesmo tempo sem esquecer os cuidados que o atual cenário exige”, completa.
O presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Alessandro Moreira Simas, citou os esforços do município na área esportiva. “Brusque é a capital nacional do basquete porque está preparada para o evento. Isso nos enche de orgulho porque é resultado de muito trabalho. Nos próximos dias a cidade vai respirar o esporte e servir de exemplo para o Brasil” conclui.
Outros destaques
O evento teve também o lançamento da segunda edição do livro “O basquetebol em Santa Catarina” de autoria do escritor Luiz Augusto Tridapalli Archer. O livro conta a história do esporte no estado, além de um panorama detalhado de como tudo começou na modalidade.
Retomada da competição
Nesta quarta e quinta-feira (22 e 23) serão jogadas as duas últimas rodadas do turno da Conferência Hélio Rubens, canceladas em Ponta Grossa (PR), por conta de Decreto Municipal da pandemia. O returno da conferência começa dia 25 de abril, com três partidas. O returno com NBPG Ponta Grossa, ADRM/Maringá, Brusque Basquete, Stock Med/União Corinthians, Londrina Basketball e Joinville Basquete vai até o dia 30 de abril, quando serão conhecidos os dois classificados para as quartas de final e a posição dos demais quatro clubes para as oitavas de final do torneio.
O adiamento das partidas, disputadas inicialmente em Ponta Grossa, no Paraná, ocorreu no mês de março. Como a cidade de Brusque já sediaria o returno, a CBB, através de acordo com os times e por questões de logística, decidiu pela retomada do torneio na cidade catarinense. Além disso, o restante da competição será disputado na cidade têxtil. A final do campeonato está prevista para o dia 22 de maio, na Arena.
Além das autoridades citadas, também marcaram presença no evento o vice-presidente da FCB, Sérgio Carneiro, e o diretor-geral da Fundação Municipal de Esportes de Brusque, Edson Garcia.