O grande dia chegou! A partir das 16h30 deste sábado (8), o Brusque volta a fazer a grande decisão do Campeonato Catarinense. Pela quarta vez o Gigantinho vai presenciar mais uma final da principal competição de Santa Catarina.
Em 1992, à torcida foi à loucura com a primeira conquista do Marreco diante do Avaí. Quase 20 anos depois, em 2020, o torcedor voltou a fazer a sua parte, mas, naquela ocasião, a equipe não conseguiu reverter a vantagem conquistada pela Chapecoense no confronto de ida e acabou com o vice-campeonato.
O grito de é campeão veio dois anos mais tarde, em 2022, 20 anos após o primeiro título. Desta vez, o Camboriú esteve no caminho do Marreco na grande finalíssima. O título veio com dois empates. Depois de 1 a 1 no Litoral, um 0 a 0 no Augusto Bauer garantiu a taça.
E neste sábado, quem fica com a taça?
FIQUE LIGADO!
Todos os detalhes da partida você acompanha já desde o início da manhã nas redes sociais do EsporteSC (Facebook e Instagram e também em nosso site EsporteSC.com.br). Você também pode receber todas as notícias em primeira mão diretamente no seu whatsapp.
Cenário
Depois de perder a ida por 1 a 0, já nos acréscimos da partida do estádio Heriberto Hülse, o Brusque terá que vencer o Criciúma por dois gols de diferença para ficar com a taça. Caso alcance o objetivo, será o terceiro título da história do Marreco, o segundo consecutivo. Se o Brusque vencer por apenas um gol de diferença, a decisão vai para os pênaltis. Ao Tigre, um empate já basta para o time voltar a levantar a taça após 10 anos. A última conquista foi em 2013. O tricolor busca o 11º título estadual.
Quem joga e quem é desfalque
O Brusque terá uma grande baixa para a decisão. Após levar o terceiro cartão amarelo no primeiro jogo da final, o volante João Pedro está fora. A tendência é de que Rodrigo entre em seu lugar. Desta forma, o Marreco deve vir a campo com: Matheus Nogueira; Toty, Éverton Alemão, Wallace e Alex Ruan; Rodolfo Potiguar, Rodrigo e Jhemerson; Éverton Bala, Cléo Silva, Guilherme Queiróz.
Já o Tigre poderá contar com o volante Arilson. O jogador estava suspenso por quatro jogos, mas a equipe do Sul conseguiu um efeito suspensivo no TJD/SC e conseguiu e liberação do atleta para a grande decisão. O zagueiro Rayan desfalcou o time nas atividades da semana, enquanto o lateral Cristovam também é uma preocupação do técnico Claudio Tencatti. A provável escalação do Tigre tem: Gustavo; Claudinho (Cristovam), Wallison Maia, Rodrigo e Hélder (Marcelo Hermes) Arilson, Rômulo, Fellipe Mateus e Marcinho; Fabinho e Éder.
Homenagens a crianças
Na partida deste sábado, o Brusque FC vai homenagear as quatro crianças que foram covardemente assassinadas, na última quarta-feira (5), em uma creche, em Blumenau. Na final contra o Criciúma, a camisa de número 4 que será utilizada pelo capitão Wallace vai contar com quatro estrelas dentro do número. Além disso, todos os atletas estarão com uma tarja preta no braço para a partida.
Segundo nota do clube, isso é o mínimo que pode ser feito para lembrar das pequenas vítimas: Bernardo Cunha Machado, Larissa Maia Toldo, Bernardo Pabest da Cunha e Enzo Marchesin Barbosa. “Mais uma vez, desejamos forças aos familiares e que Deus conforte o coração de todos”, diz o comunicado do clube.
A última final de cada equipe
O Criciúma volta a uma final de Campeonato Catarinense após dez anos. Em 2013, o Tigre conquistou o seu décimo título estadual ao vencer a Chapecoense por 2 a 0 em casa, no Heriberto Hülse. Ambos os gols foram anotados pelo atacante Marcel. No duelo de volta, disputado na Arena Condá, a Chape venceu por 1 a 0. O gol de Rafael Lima, com 12 minutos de jogo, no entanto, foi insuficiente para reverter a vantagem tricolor.
Já o Brusque é o atual campeão catarinense. No ano passado, o Quadricolor levantou o segundo título de sua história após dois empates com o Camboriú. Na ida, disputada no estádio das Nações, os times empataram em 1 a 1. Juliano, com apenas 1 minuto de jogo, colocou a Cambura em vantagem. Aos 17 minutos da etapa final, Fernandinho empatou para o Marreco. Na volta, disputada no estádio Augusto Bauer, um 0 a 0 foi suficiente para o time Quadricolor levantar a taça de bicampeão.
A campanha de cada equipe
- Campanha do Brusque no Estadual: 7 vitórias | 8 empates | 1 derrota
- Campanha do Criciúma no Estadual: 6 vitórias | 8 empates | 2 derrotas
Últimos cinco confrontos no Augusto Bauer
Nos últimos cinco confrontos no estádio Augusto Bauer, o Brusque leva leve vantagem. São duas vitórias do Marreco, dois empates e uma derrota. Neste sábado, quem leva a melhor?
- Brusque 1×1 Criciúma – Catarinense 2023
- Brusque 0x2 Criciúma – Série B 2022
- Brusque 3×1 Criciúma – Série C 2020
- Brusque 0x0 Criciúma – Catarinense 2019
- Brusque 2×1 Criciúma – Catarinense 2018
No apito
O árbitro FIFA Ramon Abatti Abel vai apitar a decisão entre Brusque e Criciúma. Os auxiliares serão o árbitro CBF Alex dos Santos e o também CBF Thiago Americano Labes. O experiente Héber Roberto Lopes vai conduzir o VAR, junto com os observadores Helton Nunes e Érica Gonçalves Krauss.