Home Outros Disputas de Gaiola Cross inauguram a pista da XXVIII Fenajeep

Disputas de Gaiola Cross inauguram a pista da XXVIII Fenajeep

Público aproveitou o feriado de Corpus Christi para marcar presença no evento

por Redação
0

O segundo dia da XXVIII Festa Nacional do Jeep (Fenajeep) foi de grande movimentação. Centenas de pessoas passaram pelos portões do Pavilhão da Fenarreco nesta quinta-feira, 16 de junho, feriado de Corpus Christi, para prestigiar o evento, que contou com a abertura das competições do Gaiola Cross – a prova contra o relógio que desafia a resistência dos pilotos e é uma das competições mais aguardadas da festa.

Este ano, ao todo estão competindo 110 pilotos, nas categorias Turbo e Aspirado, vindos de todo o país. Entre eles, está o estreante na competição, Felipe Pretacin, 37 anos, vindo de Jundiaí, interior de São Paulo. “Sempre participei da Fenajeep, mas na equipe de apoio. Hoje, venho competir pela primeira vez à frente do volante. Minha categoria é a Turbo e a expectativa é de fazermos o melhor tempo e garantir a classificação”, projetou.


Para o paranaense de Araucária, Lucas Oaska, 22 anos, mais conhecido como “Formiga”, quando o assunto é participar do Gaiola Cross, ele esquece de tudo e só sente a adrenalina no coração. “Considero a Fenajeep o maior evento do setor. É uma alegria imensa poder participar, retornar ao evento com a presença e apoio da minha família, o que é ainda mais especial”, comenta.


Já para o guabirubense Oberdan Kohler, 27 anos, competir na Fenajeep não é novidade, já que desde os 14 anos ele participa do evento. Em 2011, começou no Gaiola Cross e nunca mais parou. Segundo ele, o importante não é ficar em primeiro lugar, mas sim a confraternização e as amizades durante o evento. “São amizades que ficam para a vida. Além do que, estar aqui é uma emoção é muito grande. Claro, queremos ficar em primeiro, mas o intuito desse evento é estabelecer relações de amizade, por isso torcemos por todos e até quando nosso concorrente vence, ficamos felizes com a vitória. Somos uma grande família e depois de dois anos, todos estão empolgados, com ainda mais determinação, com o retorno da festa”, declara.

Pista aprovada
Para o diretor de provas, Claudiomir Reitz (Kiko) o primeiro dia das competições de gaiola foi dentro do esperado. “A pista está muito ágil, os pilotos estão muito contentes com os resultados e neste primeiro dia de Gaiola já tivemos busca por recorde em cima de recorde. Nesta sexta-feira, teremos o início das demais provas, como UTV, que é uma novidade na pista e eu acredito que vai ser um show à parte, vai superar as expectativas. Vamos verificar alguns detalhes da pista, mas temos certeza que o final de semana será de ótimas disputas”, considerou.


Além disso, segundo ele, as expectativas são de que o clima contribua para o evento, bem como que o público continue prestigiando esta edição da festa. “Com certeza o público e os pilotos são os principais elementos da Fenajeep e é muito gratificante vermos a ‘casa cheia’ desde a abertura, na quarta-feira à noite, e também neste segundo dia, com o salão off-road e as arquibancadas lotados, mostrando o prestígio que a festa tem. Estamos muito felizes e temos certeza que os próximos dias serão se muita adrenalina”, completou.

Autoridades prestigiam solenidade de abertura
“Declaro aberta a 28ª Fenajeep”. Foi assim, com a voz firme, mas tocada pela emoção, que o presidente do Brusque Jeep Clube, Rafain Walendowsky, anunciou a abertura oficial da 28ª Festa Nacional do Jeep (Fenajeep), na noite de quarta-feira, 15 de junho, no Pavilhão da Fenarreco. O momento era aguardado com ansiedade, após dois anos sem a realização presencial do evento, por conta da pandemia.

Autoridades, convidados e um público expressivo acompanhou a solenidade e já conferiu de perto as novidades em peças, acessórios e veículos, no Salão Off-Road. “Depois de dois anos estamos de volta, com uma edição organizada em tempo recorde. São quase 500 pilotos, entre as provas de Jeep Cross, Gaiola, UTV, Desafio e Rally. Temos passeios no sábado, o Expedition e Radical, com vagas esgotadas, além do Salão Off-Road e da exposição de viaturas militares. A expectativa é de, até domingo, reunir o maior público de todos os tempos”, declarou o presidente do Brusque Jeep Clube, Rafain Walendowsky.


Segundo ele, até o início deste ano, não havia a confirmação da festa. Isso porque o terreno, na Estrada da Fazenda, não estava em condições de uso e, no Pavilhão da Fenarreco, a área disponível não era suficiente para o acampamento e parte da pista. “Por isso agradecemos à Família Hoffmann, pela parceria e liberação do espaço. Também agradeço à Comissão Organizadora da Fenajeep, que sabe trabalhar em equipe e tornou possível a realização deste grande evento em poucos meses”, afirmou Rafain.

Fomento ao turismo
Presente na abertura, o senador Jorginho Mello fez uso da palavra e enalteceu a importância da retomada do setor de eventos. “O turismo movimenta mais de 50 atividades econômicas e foi muito prejudicado durante a pandemia. Por isso, parabenizo os organizadores, por manterem viva esta festa que ultrapassa a divisa do Brasil e se configura como a maior do segmento off-road da América Latina”, destaca o senador.


O secretário de Desenvolvimento Econômico de Brusque, Ademir Jorge, também ressaltou a importância da Fenajeep para o município e região. “Só tenho que parabenizar os guerreiros que formam a Comissão Organizadora deste grandioso evento. Nossos hotéis estão lotados, os visitantes estão passeando pela cidade, comprando no comércio local e contribuindo com a economia”, ressalta.


O presidente da Câmara de Vereadores, Alessandro Simas, saudou os visitantes que já estavam presentes. “Sejam bem-vindos. Este é um marco histórico da retomada dos grandes eventos em Santa Catarina”, enfatiza.

Hasteamento da bandeira
Antes da solenidade de abertura, houve o hasteamento da Bandeira Nacional, junto à pista da Fenajeep. O ato contou com a participação de 80 atiradores do Tiro de Guerra, ao som do Hino Nacional executado pela fanfarra do Colégio Cônsul Carlos Renaux.
“É uma satisfação estar aqui. Momentos cívicos elevam o nosso patriotismo e Brusque vivencia a nacionalidade de uma forma muito bonita, com bandeiras nas casas e nos centros comerciais. Manter a Bandeira Nacional em um evento desta magnitude é um sinal de alegria para nós, militares, e para todos os brasileiros”, expressa o Chefe de Instrução do Tiro de Guerra, o subtenente Ivan Silva Santos.

SERVIÇO
XXVIII Fenajeep – maior evento off-road da América Latina
Até domingo, 19 de junho
No Pavilhão da Fenarreco
Em Brusque (SC)
Programação completa e informações: https://www.fenajeep.com.br/home