Os atletas da ADK Tennis, do Itamirim Clube de Campo, de Itajaí, Rafael Matos e Orlando Luz estão fazendo história no Australian Open. A dupla brasileira conquistou mais uma grande vitória na segunda-feira e garantiu vaga nas quartas de final do primeiro Grand Slam da temporada, disputado em Melbourne, na Austrália.
Matos e Orlando superaram mais uma parceria favorita ao título. Diante dos cabeças de chave número 10, o sueco Andre Goransson e o indiano Yuki Bhambri, os brasileiros venceram por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (9/7) e 6/3. Mesmo após sofrerem uma quebra no início do segundo set, a dupla mostrou poder de reação e confirmou a classificação.
Na fase anterior, os brasileiros já haviam eliminado outra dupla de peso, os alemães Tim Puetz e Kevin Krawietz, cabeças de chave número 5, reforçando a excelente campanha no torneio.
Com o resultado, Rafael Matos e Orlando Luz igualam o melhor desempenho da carreira em torneios de Grand Slam. Orlando havia alcançado as quartas de final de Roland Garros em 2025, ao lado do croata Ivan Dodig. Já Matos chegou a esta fase em Wimbledon no ano passado, jogando com Marcelo Melo, e também no Aberto da França de 2022, quando formou dupla com o espanhol David Vega.
A campanha em Melbourne também traz reflexos importantes no ranking mundial. Rafael Matos sobe dez posições e aparece provisoriamente na 33ª colocação, assumindo o posto de novo número 1 do Brasil. Orlando Luz, por sua vez, avança seis posições e alcança o 53º lugar.
Nas quartas de final, a dupla brasileira terá um novo grande desafio pela frente. Matos e Orlando enfrentam os cabeças de chave número 3, o argentino Horacio Zeballos e o espanhol Marcel Granollers. O confronto está marcado para a noite desta terça-feira (27), às 23h40.
Foto: Josh Chadwick/Tennis Australia


