Um jogo mais do que especial. É assim que a torcida e jogadores do Brusque encaram o duelo de domingo (7) diante do Metropolitano. O clássico do Vale, na terceira rodada, é um dos jogos mais esperados tanto para atletas quanto para torcedores. E desta vez, não será diferente. “É o jogo mais disputado”, ressalta o goleiro Wanderson, que já teve a oportunidade de enfrentar o rival em 2014.
Naquele ano, o Bruscão de Pingo não tomou conhecimento do adversário e goleou o Metrô por 4 a 1 em pleno estádio do Sesi. É a maior goleada do confronto, igualando o mesmo 4 a 1 que o Bruscão já havia colocado sobre o adversário pela Copa SC de 2009, no Augusto Bauer. Além de Wanderson, outros quatro jogadores do atual elenco também estiveram presentes na histórica goleada: o lateral-direito João Neto, o zagueiro Cleyton e o atacante Eydison, pelo Brusque, e o volante Éverton Cezar, naquele ano defendendo o time de Blumenau. Mesmo com a boa lembrança, Wanderson prega respeito para o duelo com o rival. “De todos, o confronto direto com o Metropolitano será sempre o mais disputado. Até pela rivalidade que tem. É um jogo que temos que entrar com a maior concentração possível, ligados o tempo todo, procurando sempre quando tiver com a posse de bola dominar a partida”, ressalta o arqueiro.
O fato de o Metropolitano estar vindo de uma goleada (4 a 0 para o Avaí), não tira a força do rival, diz Wanderson. “Independente do último resultado que o Metropolitano teve, é uma equipe que você tem que tomar o maior cuidado, porque numa bola que sobra eles têm toda chance de fazer o gol e ganhar jogo. Mas estamos bem focados porque sabemos que temos um time de bastante qualidade”, comenta o goleiro. Segundo ele, a chave para a vitória é o time entrar concentrado do primeiro ao último minuto. “Não dar bobeira em nenhum momento e fazer o melhor, como a gente vem fazendo, pois há grande chance de sair de lá com resultado positivo”, diz.
Assim como Wanderson, João Neto, Cleyton e Eydison outra pessoa que esteve presente no último confronto entre as equipes também estará em Jaraguá do Sul. Das arquibancadas do João Marcatto, o torcedor Célio Bruns Jr espera reviver o momento histórico do dia 16 de fevereiro de 2014. “Temos a possibilidade, inclusive porque temos um elenco superior ao daquele ano. E o Metrô está enfraquecido”, destaca o torcedor.
Perguntado sobre o que espera para o confronto, Célio Bruns é sucinto. “Vitória!”, resume. A presença de Léo Moura, que deve fazer a sua estreia no clássico, também não assusta o torcedor do Bruscão. “É um atleta diferenciado, mas que não joga sozinho e recentemente não vem fazendo boas atuações. Temos que marcá-lo bem e entrar com espírito guerreiro, digno de um clássico”. Esse é o segredo, segundo o torcedor.
Brusque e Metropolitano jogam às 17h de domingo no estádio João Marcatto, em Jaraguá do Sul. O árbitro Willian Machado Steffen apita a partida. Ele será auxiliado por Éder Alexandre e Diego Leonel Felix. Para a partida diante do arquirrival, a Torcida Força Independente pretende fretar um ônibus para acompanhar a equipe. Saiba mais.